Palestra discute implicações do aprendizado ativo no ensino de Educação Física

Em mais uma atividade da programação de 25 anos do curso no Câmpus Irati da Unicentro, o Departamento de Educação Física promoveu, na última terça-feira (7), a palestra “Neurociências e aprendizado ativo: Implicações para o ensino da educação física”. A conferência realizada no Auditório do Bloco I, antigo PDE, foi ministrada pelo professor Plínio Marco de Toni, do Departamento de Psicologia da universidade.

De acordo com o palestrante, as pesquisas neurocientíficas apontam que a única maneira de se aprender algo é de forma ativa e que isso, muitas vezes, não acontece na relação ensino-aprendizagem. “Nas escolas no geral, inclusive na universidade, as pessoas pensam que, normalmente, se elas prestam atenção ou se elas têm interesse em algum conteúdo, necessariamente elas vão aprender. No entanto, para você aprender, o processo de aprendizagem exige muito mais que isso”, explica o docente.

Segundo Plínio, um exemplo é o que a Psicologia Cognitiva chama de “dificuldades desejáveis”. “O processo de aprendizagem tem que ter um grau de esforço cognitivo. Existem alguns mecanismos como o espaçamento na exposição do conteúdo, a intercalação de conteúdos e, principalmente, a prática de lembrar, que tem a ver com a questão da aprendizagem ativa. E, normalmente, o que acontece numa situação de ensino-aprendizagem é que o único momento em que as pessoas se lembram do que aprenderam é no momento da prova ou de um seminário. E não é assim. Nesse sentido, não é muito diferente de qualquer outra prática corporal ou uma prática de esporte. Você só fica bom em jogar futebol, se você jogar muito futebol, o que não é diferente de aprender qualquer outro conteúdo acadêmico”, detalha.

Para a chefe do Departamento de Educação Física, professora Débora Gomes, a iniciativa tem uma dupla importância, pois colabora para a formação dos alunos, assim como promove a interdisciplinaridade entre os cursos da universidade. “Uma temática importante e que contribui para ampliar o entendimento do processo de ensino e aprendizagem, tanto para professores e profissionais quanto acadêmicos. Destacamos ainda a relevância de valorizar e oportunizar espaços interdisciplinares em que podemos ampliar nosso conhecimento, reconhecendo e valorizando professores da Unicentro e de outros departamentos”, pontua.