Jantar marca as comemorações de 25 anos do curso de Educação Física do Câmpus Irati

O curso de Educação Física do Câmpus Irati da Unicentro completou 25 anos de existência na última sexta-feira, dia 20 de outubro. A data foi marcada por um jantar comemorativo com estudantes, docentes e egressos do curso.

De acordo com a chefe do departamento, professora Débora Gomes, o evento foi uma homenagem a todos que ajudaram a construir o curso de Educação Física, que está entre os mais bem avaliados pelo Ministério da Educação. “São 25 anos de um curso que começou com muitas dificuldades em relação à infraestrutura física, material e humana. Ao longo dos anos algumas foram sanadas, outras ainda continuam, mas a gente observa todo o empenho de professores, funcionários e alunos que passaram por aqui e nos sentimos realmente orgulhosos”, enfatiza a docente.

Desde a sua criação, o curso formou 479 profissionais em turmas presenciais e 53 em polos de educação a distância. Atualmente, o Departamento de Educação Física conta com 11 professores efetivos e quatro colaboradores, além de 76 estudantes matriculados.

Paulo Machinski é um dos professores mais antigos do departamento e participou de todo o processo de implementação do curso na Unicentro. Ele relembra que, no fim dos anos 1990, a demanda por um curso de Educação Física era alta na região. “Nós recebemos a aprovação em 1997 e a primeira oferta foi no ano seguinte. Foi um projeto em que muitas pessoas pensaram juntas, muita gente apoiou, inclusive as autoridades locais. E a gente fica feliz por ter dado certo, é uma profissão que muitos precisam dela e que cresceu muito, não só na área da educação, mas também na área do esporte e da saúde”, conta.

O docente ainda destaca as conquistas do departamento ao longo dos anos. “Hoje temos o pavilhão didático, a academia de musculação – que funciona como laboratório do curso e em breve iremos abrir para a comunidade também -, o ginásio que está sendo construído. Então, temos a certeza que vai crescer cada vez mais”, comemora.

A longevidade do curso também foi celebrada por Miguel Sidenei Bacheladenski, egresso da primeira turma e agente universitário da Unicentro. “Quando ingressei na graduação, eu já trabalhava na Unicentro e, na época, a universidade tinha apenas quatro cursos em Irati. Tínhamos muitas carências e hoje vemos como o curso de Educação Física está estruturado, com um corpo docente qualificado. É uma honra comemorar esses 25 anos dessa forma”, afirma.

Também egressa, Mariane Trevizan concluiu a graduação em 2016 e atualmente é professora em uma escola pública. Para ela, carregar o nome da Unicentro em sua formação profissional é motivo de grande orgulho. “Tudo que sou hoje é graças a esse curso. Não me arrependo dessa escolha e acredito que o profissional de educação física faz a diferença na vida de muitas pessoas. Sou muito realizada e espero que o curso continue contribuindo na formação de muitos estudantes”, declara.

Entre professores, egressos e alunos, o desejo é o mesmo: “relembrar as conquistas e as lutas de todos que passaram por aqui”, destaca a estudante do 3º ano, Hellen Jukoski Brizoto. “É um curso que marcou a história de muitos professores e alunos, eu me apaixonei pela área assim que cheguei aqui. Tem me ensinado muito sobre a profissão que quero atuar”, complementa a aluna.