Superação do câncer de mama é tema de palestra no Câmpus Irati

Cristina Fujinaga, docente do Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro, emocionou quem esteve presente na palestra “Câncer de mama: uma sentença de morte ou uma chance para a vida?”, na última quarta-feira (18), no Câmpus Irati. Sobrevivente do câncer de mama, a professora contou suas experiências desde que recebeu o diagnóstico, em novembro de 2022, até a tão esperada vitória contra a doença.

“O câncer de mama não tem uma única causa, ele é multifatorial, mas o cuidado primordial que nós, mulheres, temos que ter, é com a nossa saúde. Muitas vezes, a mulher moderna quer dar conta de tudo, ser perfeita em tudo, uma boa mãe, boa esposa, boa mulher… E esquece de se olhar, se cuidar e se amar”, salienta a docente.

A professora ainda ressaltou que o diagnóstico precoce salvou a sua vida e a importância de ter o apoio de outras mulheres que já passaram pelo tratamento – chamadas carinhosamente de ‘irmãs de lenço’. “Nesse período, o apoio de outras mulheres foi fundamental. O que mais me sustentou, nos momentos difíceis, foi o amor e a rede de apoio. Então, que esse Outubro Rosa seja um lembrete para as mulheres tirarem um tempo para cuidar de si, da alimentação, da atividade física e do controle do estresse”, enfatiza.

Cristina Fujinaga contou sua trajetória na luta contra o câncer de mama ao público presente (Foto: Coorc).

Outubro Rosa no Câmpus Irati

A palestra faz parte de uma série de ações promovidas pela Direção do Câmpus Irati em parceria com a Divisão de Apoio Estudantil (Diae) da unidade universitária. Segundo a chefe da Diae, professora Eliane Cristina Pereira, as atividades alusivas ao Outubro Rosa visam atingir o maior número possível de mulheres que frequentam o câmpus.

“Queremos que todas se sintam acolhidas e encorajadas a se cuidar. Nosso objetivo é promover a conscientização e disseminar sobre a grande possibilidade de cura do câncer de mama, quando diagnosticado previamente”, afirma.

Durante todo o mês de outubro, o prédio principal do Câmpus Irati está iluminado com a cor rosa. De acordo com a diretora, professora Andrea Nogueira Dias, essa é mais uma forma de lembrar às mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Toda essa campanha é pensada com a intenção de alertar as mulheres de que, cada vez mais, o câncer de mama tem sido preocupante e tem atingido mulheres jovens, em diferentes idades. A universidade também tem o dever de transmitir esse conhecimento para as pessoas”, destaca a diretora.

Na próxima semana, alunas, professoras e servidoras de Irati poderão realizar gratuitamente o exame preventivo do câncer de colo de útero. Para mulheres acima de 50 anos, também poderá ser solicitada a mamografia. As interessadas devem procurar a enfermeira Ana Paula Ferreira para realizar a inscrição, pelo ramal 3018 ou pelo WhatsApp (42) 99956-7298. O prazo para manifestar interesse vai até o dia 25 de outubro, próxima quarta-feira.