Unicentro é parceira do V Simpósio Internacional de Estudos Eslavos

A Unicentro, através do Núcleo de Estudos Eslavos da instituição (Nees), participou da organização do V Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. Na edição de 2018, a organização do evento, que foi sediado na Polônia, ficou a cargo da Universidade de Varsóvia. A novidade foi a participação da Unicentro via conferência online. “Nessa edição nós somos parceiros. É uma realização em conjunto, mas a sede principal do evento está sendo em Varsóvia e nós tivemos um feito inédito no dia de hoje. Abrimos um evento em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. O evento é novidade pois é a gente pensar que está acontecendo lá e cá ao mesmo tempo, e com diálogo, via as nossas tecnologias”, comenta a professora Marileia Gartner, componente do Nees.

Durante dois dias de programação, diversas atividades de pesquisa foram realizadas. Na Unicentro, alguns trabalhos foram apresentados e palestras serviram para estimular discussões acerca de temas que permeiam o Núcleo de Estudos Eslavos. A professora Hanna Jakubowicz, da Universidade Aberta de Lisboa, ministrou a palestra “Duas línguas, duas culturas e duas conceitualizações do Mundo”. Ela abordou uma série de problemáticas sobre o uso linguístico. “Estamos falando de linguagem enquanto corpo vivo, que se realiza a um nível de várias línguas particulares. O nosso objetivo é estudar o uso linguístico e não os sistemas. Na minha prática profissional, procuro cruzar a abordagem teórica da linguagem cognitiva, com o contexto psicolinguístico específico, centrado na aquisição de aprendizagem das línguas, Ou seja, uma das possibilidades de utilização de aplicação do enquadramento seria, por exemplo, a aplicação desta abordagem para o caso do ensino do polaco, ou do ucraniano, nas universidades aqui no estado do Paraná”, explica.

Tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram que simpósio realizado na Polônia fosse acompanhado no Campus de Irati (Foto: Edson Golinski)

O Nees vem desenvolvendo trabalhos com a cultura eslava da região de abrangência da Unicentro há 15 anos. Segundo Marileia Gartner, o projeto desenvolvido no Campus de Irati já possui resultados significativos, o que faz com que o Núcleo seja reconhecido nacionalmente como um importante espaço acadêmico, quando trata-se de estudos eslavos. “Hoje, nós mapeamos a cultura material e imaterial em sete municípios dessa região que chamamos de abrangência da Unicentro. Nesse processo de mapeamento do patrimônio eslavo, especificamente dos grupos de descentes de imigrantes ucranianos e poloneses, nós temos os projetos de produção acadêmica, que é a produção do conhecimento por meio da ciência e da cultura, e que resultam nesse evento que nós estamos tendo hoje”.

Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, esteve na abertura do V Simpósio e ressaltou a importância dos laços de pesquisa. “Para a nossa Unicentro é muito importante estreitar essas relações internacionais com as universidades polonesas e com as universidades ucranianas. Para isso, este ano, estamos estudando a possibilidade de distribuição de bolsas de estudos, para que possamos, através do Nees, receber estudantes poloneses ou ucranianos na nossa Universidade”.

Os primeiros convênios de cooperação internacional com a Universidade de Varsóvia foram firmados em 2016, durante o IV Simpósio de Estudos Eslavos, realizado na Unicentro. “Nessa relação com Varsóvia, especificamente neste ano com o Simpósio, é uma relação importante, que está permitindo avanços científicos e culturais importantes. O Simpósio é só uma pequena amostra do que nós estamos fazendo”, finaliza Marileia.