Incubadora de Negócios Irati será lançada no próximo dia 26

A Ineti, que é a Incubadora de Negócios Irati, é uma organização civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo assessorar empresas, que estejam começando, dos pontos de vista técnico e gerencial. Outro papel da Incubadora é incentivar a geração e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, e de base tecnológica ou de setores tradicionais da economia, capacitando o empreendedor.

18 entidades se uniram para a criação da Incubadora de Negócios Irati (Foto: Caroline Albertini)

A Ineti vai atender empresas em duas fases: a da pré-incubação e a da incubação, como explica Adriana Queiroz Silva, professora doDepartamento de Administração da Unicentro e diretora-executiva da Ineti. “A pré-incubação é para aquelas pessoas que têm a ideia, mas ainda não sabem se ela é viável. É um processo de amadurecimento da ideia. Já a incubação é aquele processo em que a empresa existe, e nós daremos um apoio técnico e gerencial”.

Durante a Assembleia de Constituição da Ineti, os membros elaboraram o Regimento Interno e fundaram, oficialmente, a Incubadora. Nela, também foram admitidos os associados mantenedores, apresentados e empossados os membros da diretoria, da gerência executiva, e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Para que a Incubadora possa funcionar, os parceiros técnicos vão auxiliar dando assessoria técnica e gerencial às empresas incubadas, e os parceiros mantenedores auxiliarão financeiramente, com contribuições mensais.

A Ineti conta, no total, com 18 parceiros, e um deles, segundo a professora Adriana, é a Unicentro. “A Unicentro entra com a gestão da Incubadora, o que nós chamamos de Associado Gestor. Ela entra nesse processo auxiliando, acompanhando e monitorando os incubados e pré-incubados, entra como parceira no espaço físico, e também como parceira técnica, pois teremos alguns professores da Instituição que poderão auxiliar os incubados”.

A Associação Comercial e Empresarial de Irati também é parceira da Ineti. Para o vice-presidente do Centro do Comércio, Oscar Luiz Muchau, são iniciativas como a Incubadora que contribuem para a prosperidade comercial do Município de Irati. “Fizemos algumas reuniões até chegarmos a conclusão de, realmente, apoiarmos esta nobre iniciativa. A partir de agora, estamos fazendo parte da composição do Estatuto, o qual a Associação Comercial terá uma função deliberativa. Ficamos muito felizes com essa iniciativa, pretendemos colher bons frutos e fazer com que a nossa cidade prospere”.

Ineti será lançado no próximo dia 26 (Foto: Caroline Albertini)

A Prefeitura Municipal de Irati também é parceira da Ineti. “Essa incubadora vem de encontro a uma lacuna que nós tínhamos, de que muitos pequenos empreendedores têm vontade de criar uma empresa, mas falta esse apoio técnico. A Incubadora vem em boa hora”, afirma o prefeito Jorge Derbli.

Um importante papel da Incubadora de Negócios será unir o que se produz dentro da Universidade com os setores público e produtivo. Fato que, segundo o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, se caracteriza como a tríplice hélice da inovação. “Essa tríplice hélice é o motor da inovação. Sem a articulação desses três elementos, nós temos sempre uma dissociação entre o conhecimento produzido na academia e a prática e as demandas do setor produtivo, e a execução das políticas públicas. A criação de uma Incubadora, articulando esses três agentes, é a expectativa de que nós possamos, a partir de Irati, fazer com que todo o trabalho que se desenvolve na Universidade possa também atender e orientar empresas e negócios novos e também os já existentes”.

Os critérios para a participação das empresas na Incubadora serão definidos em outra reunião dos conselhos da Ineti. Na sequência, um edital público será publicado no site da Unicentro.