Varal de Poesias Cristina Mosele traz o universo de Tom Jobim para a programação da Siepe

Estudantes do Trajano Gracia leram os poemas selecionados para o Varal (foto: Marina Lukavy)

O Varal de Poesias Cristina Mosele chega a sua décima segunda edição em 2017. Um evento que celebra a poesia e a beleza das palavras e faz memória a estudante de Letras, Cristina Mosele, que faleceu em 2004. O tema desta edição trabalhou o universo de Tom Jobim, em uma homenagem ao maior compositor brasileiro que completaria 90 anos agora em 2017.

O coordenador do Varal de Poesias, professor Edson Santos Silva conta que Tom Jobim trabalha com o universo da natureza. “Algumas poesias dialogaram com o cancioneiro Tom Jobim, trazendo um pouco da vida dele. Isso significa que, sobretudo, os mais jovens, da categoria Juvenil, pesquisaram, ouviram algumas canções, o que é muito significativo. Aliar o Cristina Mosele a uma figura importante da música popular brasileira foi realmente uma delícia, muito importante para nós”, ressalta.

Neste ano, o Varal de Poesias integrou a programação da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unicentro. O evento contou com a presença dos alunos do Colégio Estadual Trajano Gracia, e mais uma vez, trouxe a comunidade para dentro do ambiente universitário. Para o professor Edson, o Varal ganhou ao incorporar os estudantes das séries iniciais do colégio.

Professores Edson e Salete comemoram a participação dos alunos no Varal de Poesias (foto: Marina Lukavy)

Teve um sabor muito diferenciado, embora não tenham se inscrito no projeto, eles declamaram. Todos os poemas que foram selecionados para Varal, os alunos leram muito bem, mesmo para aqueles que estavam nervosos, a questão da exposição é importante porque gera segurança. Enfim, falar de poesia, de uma ex-aluna nossa que criou esse projeto, trazer a família da Cristina Mosele, nossos estudantes e alunos que estão começando a vida na escola, eu estou muito contente com o resultado, foi realmente muito lindo o dia”, avalia Edson.

Todos os alunos que participaram do Varal recitando os poemas selecionados também receberam como lembrança um livro doado pelo Sebo Centenário. A estudante Mariana Parteka gostou da experiência e garante que voltará outras vezes para participar. “É a primeira vez que participo, gostei muito da história da Cristina e tudo que ela fez para conseguir este projeto que faz doze anos que está. Eu amei, talvez nos próximos anos participe. Vai que ganho um prêmio novamente?!”, acrescenta.

A professora de Português, Salete Franczak lembra que é muito importante que os alunos estejam em contato com a poesia e a literatura. Segundo ela, a escola tem estimulado os estudantes a participar de concursos culturais e tem conseguido ser destaque em âmbito nacional. “Os nossos alunos gostam de ler e têm afinidade com a leitura. É um prazer muito grande estar aqui, pois são ações importantes em que eles podem ver a literatura de uma forma mais concreta. Agradecemos a Unicentro por ter nos convidado e esperamos estar aqui nos outros anos também”, afirma a professora.

Maria Mosele entrega prêmio para Alan, primeiro colocado na categoria Juvenil (foto: Marina Lukavy)

Um dos principais momentos do Varal de Poesias ocorre logo no início, quando são anunciados os vencedores nas categorias Juvenil e Adulto. Nesta edição, na categoria Juvenil, o primeiro lugar ficou com Alan Henrique Pedroso, de apenas doze anos, e que escreveu o poema “Pousa Passarinho”.

Gosto bastante de poesia, principalmente, essas poesias tradicionais, mais antigas e também de ler livros de literatura. Escrever a poesia foi bem interessante porque eu ouvi a música, pensei nela, e após isso decidi o que faria. Aos poucos, cada vez que escutava a música fazia mais um pedaço da poesia. Estou bem feliz, porque não achei que eu ganharia”, destaca Alan.

O Varal de Poesias também contou com a presença da mãe de Cristina, Maria Mosele, que salientou a presença e a participação efetiva dos alunos durante toda a tarde. “Foi muito profundo a meu ver, espiritualmente falando, porque a intenção é passar poesia, amor, e cultura para essa geração que está vindo agora. Acredito que a Cris veio para dar esse pontapé, dar uma pequena contribuição para os jovens de hoje que tem muitos ainda que estão meio perdidinhos‘, então seria bom se todas as escolas viessem. Para mim é sempre orgulho, é minha filha, sou suspeita para falar”, finaliza Maria.

Ao fim do evento, todos os participantes se reuniram para registrar o momento (foto: Marina Lukavy)