Chefes e vice-chefes de Departamento tomam posse no campus Irati

Nova chefia do Departamento de Geografia (ao centro)

Eleitos para estar a frente dos Departamentos Pedagógicos em 2017 e 2018, os novos chefes e vice-chefes participaram da cerimônia de posse realizada no campus Irati, na quinta-feira (09). O ato marcou a entrega das portarias com a nomeação dos professores que assumem a função a partir do dia 18.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona explica que o objetivo de realizar uma solenidade com esta finalidade é enaltecer sempre a importância dos Departamentos, e a importância da gestão dos Departamentos no funcionamento institucional. “De acordo com o nosso Estatuto, o Departamento é uma unidade da administração básica da Universidade. Ou seja, é uma unidade em que toda a base da gestão institucional acontece – a gestão do ensino, a gestão da extensão, da pesquisa, a gestão administrativa de pessoal docente. Então, é uma função de extrema importância e de grande relevância no funcionamento institucional. A ocupação deste cargo é também um processo formativo muito grande na carreira docente. O professor que desempenha a gestão no Departamento passa a compreender e a conhecer muito melhor a Universidade e, portanto, passa a poder atuar cada vez melhor dentro dela”, ressalta.

Portarias entregues aos professores entram em vigor a partir do dia 17

Na ocasião, a Reitoria também informou sobre as dificuldades administrativas e financeiras vislumbradas para o ano de 2017. “O nosso desejo seria numa solenidade de posse poder informar situações novas, conquistas importantes e rumos diferentes para a nossa instituição. O cenário atual, de crise em todo o país, é bastante restritivo e a gente, nesse momento, acaba sendo portador de notícias que causam maior preocupação no âmbito da instituição”, pondera Bona.

Em seu discurso, o vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza falou sobre as dificuldades que a universidade vem enfrentando nos últimos anos, mas frisou a importância de não se deixar abater diante dessa frente negativa. “Nós estamos trabalhando com o sonho de muitos alunos de frequentar o Ensino Superior. Temos que construir nossos argumentos para superar as adversidades e não matar os sonhos dos nossos acadêmicos”, acrescentou.

Neste sentido, o diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho afirma que as dificuldades vão continuar em 2017. “O Departamento é a célula mais importante da universidade, é nele que nascem os problemas, mas também é nele que estão as soluções. E são nestes momentos difíceis que temos que nos agigantar e trabalhar todos juntos em prol dos nossos alunos, cursos e também do campus e da Unicentro”, observa.

Pela primeira vez a frente do Departamento de Geografia, o professor Julio Manoel França está otimista e acredita também na força do diálogo. “Tanto eu, quanto o professor Daniel, que é o vice-chefe, queremos fazer algo bem construtivo, seja dentro do Departamento, seja no Setor. Nele, apesar de cada curso ter as suas demandas específicas, suas expectativas e posições, a ideia é buscar um equilíbrio para algo construtivo. Que predominem os pontos de convergência e que consigamos dialogar, porque mesmo diante de divergências, vamos buscar um ponto de equilíbrio e fazer uma gestão bastante construtiva”, finaliza.

Confira quem são os novos chefes e vice-chefes de Departamento:

SETOR DE SOCIAIS APLICADAS

Chefe: Sérgio Luis Dias Doliveira