Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

Até o dia 20 de janeiro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) da Unicentro recebe inscrições para Mestrado e Doutorado. Candidatos que são provenientes do Paraná e Santa Catarina devem realizar a prova no campus Irati, já aqueles que são de outros estados brasileiros podem fazer na universidade mais próxima.

O PPGF tem como área de concentração Manejo Sustentável dos recursos florestais, trabalhando as linhas de pesquisa Manejo de Florestas Nativas e Manejo de Florestas Plantadas. O coordenador do Programa, professor Eduardo da Silva Lopes ressalta que o curso abriga diversas áreas de atuação.

Nós temos dentro desse contexto da área de concentração e linhas de pesquisa, a área do próprio manejo, especificamente, mas também de biometria, inventário florestal, silvicultura, colheita e transporte, melhoramento florestal, tecnologia da madeira, proteção e tratamento de efluentes das indústrias de papel e celulose que é uma área que temos a parceria com a Engenharia Ambiental. Ou seja, o programa abrange todas as áreas das ciências florestais”, afirma Eduardo.

Segundo o professor, além dos próprios engenheiros florestais, outros profissionais de áreas afins como Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Matemática e Ciências Contábeis podem se inscrever para o processo seletivo.

Para os candidatos ao curso de Mestrado não será exigido projeto de pesquisa e a seleção consta de prova escrita, análise do Currículo Lattes e entrevista pessoal. Já no caso dos interessados no Doutorado, além destas etapas, inclui-se a avaliação da proposta de pesquisa.

Eduardo destaca que tanto na prova escrita, como na entrevista pessoal, os candidatos residentes no estado do Paraná e Santa Catarina, obrigatoriamente tem que realizar a prova no campus Irati. Entretanto, os candidatos de outras partes do país podem realizar a prova em uma universidade próxima.

Para isso, no momento da inscrição o candidato deve indicar na ficha de inscrição a universidade e o professor responsável que estaria disponível para aplicar a prova a ele no dia. Na sequência, nós entraremos em contato com esses professores e na data marcada encaminhamos a prova para que ela possa ser aplicada no próprio local. A entrevista neste caso é feita via Skype. Esse é um procedimento para descentralizar e que viabiliza a vinda de candidatos de outras partes do Brasil, como já ocorreu em outras ocasiões. É um modelo que implantamos há dois anos e tem dado muito certo porque dessa forma temos alunos de outras regiões do país em nosso programa”, salienta o professor.

Com relação à proficiência em língua estrangeira, Eduardo conta que para o Mestrado é apenas exigido o Inglês. Já no Doutorado, o candidato tem que ter a comprovação de duas línguas, uma sendo a inglesa e outra a sua escolha. “A comprovação não é exigida na entrada, o aluno tem um prazo. No Mestrado são 12 meses pra comprovar essa proficiência e no doutorado 24”, acrescenta.

O professor comenta ainda que em 2017 o PPGF inicia o novo quadriênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Doutorado passará pela primeira avaliação e o Mestrado pela terceira. “Hoje ambos são nota quatro na Capes, ou seja, tem um conceito bom e estamos sempre buscando aprimorar para elevar o nível do curso, e para isso precisamos ter bons candidatos porque isso vai refletir também no sucesso da formação. O programa já está fechando a centésima defesa de Mestrado, e a partir de fevereiro de 2017 estaremos iniciando os primeiros doutores, dia 20 de fevereiro teremos a primeira Colação de Doutorado aqui no Programa”, comemora Eduardo.

Devido a problemas técnicos no Sistema de Arrecadação da Unicentro, o PPGF informa que o boleto bancário poderá ser emitido e pago até o dia 27 de janeiro, devendo o comprovante ser entregue na Secretaria do PPGF ou enviado no e-mail: ppgf@irati.unicentro.br, até esta mesma data. As inscrições e o envio de documentos seguem normalmente até o dia 20 de janeiro.

Mais informações sobre o PPGF e os editais de Mestrado e Doutorado estão disponíveis na página do Programa.