Trote Solidário leva alegria para o Asilo Santa Rita

trote solidário 01

Acadêmicos e professores de Administração entregam doações ao Asilo

Acadêmicos do ano de Administração do campus Irati da Unicentro organizaram um Trote Solidário em benefício do Asilo Santa Rita. Com o lema “Faz bem fazer o bem!”, a ação envolveu a doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza, além da realização de uma tarde dançante junto aos idosos.

A acadêmica Jaqueline Marla Taiok lembra que a iniciativa já foi realizada no ano passado e, na ocasião, beneficiou a Cidade da Criança. “Como o Asilo Santa Rita é uma instituição que não recebe muitas atividades diferentes, resolvemos fazer aqui o Trote Solidário neste ano. Para os idosos é bom porque varia o dia a dia deles”, acrescenta.

A arrecadação das doações envolveu professores, funcionários e alunos do campus Irati, e também, representantes da comunidade externa que além dos donativos, levaram alegria para os idosos ao participar das atividades. Para o aluno do segundo ano de Administração, Rafael Mateus Semkiw, o Trote Solidário é uma lição para a vida.

Esta atividade é muito importante e contribui para o nosso desenvolvimento pessoal, porque é uma realidade diferente que a temos na sala de aula. E esse contato que temos com os idosos possibilita a aquisição de vários conhecimentos em conversas, e podemos ver a necessidade de atenção que eles têm aqui”, ressalta.

O professor do Departamento de Administração, Sérgio Luis Dias Doliveira acompanhou a ação, e avalia o Trote Solidário como uma ação prática de responsabilidade social. O curso é comprometido com a questão, e classifica esse processo como fundamental. Segundo o professor, é necessário que na universidade o acadêmico tenha contato com a realidade que a maioria desconhece.

Importante que a Unicentro está indo para fora, está saindo do seu espaço físico. O Departamento de Administração está mostrando que tem uma participação dentro da comunidade e ajudando, nem que seja somente uma tarde de animação para essas pessoas que estão um pouco afastadas dentro do asilo, estamos trazendo um pouco de alegria para elas”, destaca o professor.

Dona Tereza dança com o acadêmico Rafael Semkiw

E a alegria pode ser notada no rosto de cada um dos idosos que participou da ação. A tarde dançante foi animada por alunos do próprio curso, que tocaram gaita, violão e cantaram músicas gaúchas e sertanejas. A moradora do asilo, Tereza dos Santos, lembrou que o único período em que os idosos recebem ações como essa é na Páscoa, quando uma rádio local transmite um programa ao vivo diretamente do Asilo, e a comunidade organiza um almoço. “É só na Páscoa que tem baile, depois ninguém vem mais. Gostei, adorei”, afirma.

A técnica de enfermagem e cuidadora dos idosos do Asilo Santa Rita, Rosemeri Potereiko agradece a colaboração de todos que aderiram a campanha. “Para nós é muito bom, ajuda em tudo. Eles ficam felizes e comentam bastante, com certeza vai ser o assunto da semana. O Asilo está sempre aberto para quem quiser contribuir com doações ou vir passar momentos junto aos idosos”, finaliza Rosemeri.