III Congresso Internacional de Saúde Mental será realizado no campus Irati

congresso saúde mentalEntre os dias 21 e 23 de setembro, o campus Irati da Unicentro recebe o III Congresso Internacional de Saúde Mental, VII Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná e a II Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial, trazendo como tema “Saúde Mental: acesso, diversidade e território”. O evento é promovido pelo Departamento de Psicologia.

O coordenador-geral, professor Gustavo Zambenedetti conta que todos os docentes do Departamento estão envolvidos nas comissões científica e organizadora do congresso. “A última edição foi em 2013, e reuniu aproximadamente 600 participantes de 15 estados do Brasil, congregando pesquisadores e profissionais de serviços de referência e universidades nacionais e internacionais. A experiência acumulada na organização do evento produz a expectativa de manutenção do elevado nível das discussões que permearam o mesmo”, acrescenta o professor.

Segundo Zambenedetti, o congresso ocorre em um importante momento político do país, tendo em vista que, em 2015, houve uma mudança na direção da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde. O fato colocou em alerta os movimentos sociais, os movimentos de trabalhadores e pesquisadores da área da saúde mental, em decorrência dos indicativos de retrocesso em relação à trajetória da reforma psiquiátrica construída nas últimas décadas no Brasil.

Este cenário constitui-se como pano de fundo para uma série de discussões que permeiam o campo da saúde mental, tornando-o complexo e instigante. Os convidados ministrarão minicursos, conferências e mesas-redondas abordando temas relacionados ao uso/abuso de substâncias psicoativas; repercussões subjetivas dos diagnósticos psiquiátricos; itinerários de cuidado; dispositivos clínicos (como o acompanhamento terapêutico e a gestão autônoma da medicação), entre outros temas”, explica o coordenador.

O site do evento está em processo de construção e, em breve, estará disponível com as informações referentes à programação, inscrição de trabalhos e participantes.