Reitoria da Unicentro empossa nova equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Em cerimônia na manhã desta segunda-feira (1º), a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) empossou a nova equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Realizado no Câmpus Cedeteg, o evento de posse do pró-reitor Paulo Roberto da Silva e sua equipe reuniu docentes e servidores da instituição para tratar de perspectivas futuras e em reconhecimento ao trabalho realizado ao longo dos últimos anos.

O novo pró-reitor, professor Paulo Roberto da Silva, do Departamento de Ciências Biológicas, apresentou os principais objetivos da sua gestão, dentre eles: a melhora dos conceitos dos cursos da instituição, a aprovação de novos cursos de doutorado e o aperfeiçoamento dos índices da universidade. “A gente pretende continuar o trabalho excelente que a equipe da Propesp, juntamente com o professor Marcos, estava fazendo e abraçar novos desafios. Dentre esses novos desafios, a gente tem o regulamento de pesquisa que precisamos reformular. Outro objetivo bastante importante é fazer uma boa representatividade da universidade fora da instituição. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação está intimamente ligado às decisões das agências de fomento, então continuar essa representação levando as nossas demandas. Outra coisa importante é a questão dos índices das universidades, que considera a pesquisa dentro desses índices, a gente quer trabalhar com a atualização dos professores. Eu enxergo bastante desafios, mas vamos sentar com a Reitoria, com os departamentos e com os setores e vamos fazer o que é melhor para a universidade, considerando a importância indissociável da pesquisa, do ensino e da extensão”, afirmou.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da Propesp para o desenvolvimento da Unicentro, agradeceu o trabalho realizado pelo professor Marcos Ventura Faria à frente da pró-reitoria nos últimos onze anos e recepcionou o novo gestor. “A Unicentro é muito reconhecida, a partir do trabalho feito pelo professor Marcos e toda sua equipe, pelos seus programas de pós-graduação, pela sua excelência na pesquisa e isso nos deixa muito muito felizes. O professor Paulo é uma pessoa que tem a cara da pesquisa e pós-graduação da nossa instituição. É uma pessoa que entende a importância da pesquisa, o quanto a pesquisa faz para a transformação de uma universidade, para a visibilidade de uma universidade. Eu tenho certeza que a Propesp vai continuar nessa atuação, vai continuar crescendo cada vez mais e dando visibilidade para a nossa Unicentro”, disse.

Fábio também ressaltou as próximas metas de sua gestão para investimentos nas áreas de pesquisa e pós-graduação. “Vamos em busca de fortalecer os programas de pós-graduação, tanto da infraestrutura do ensino da pós-graduação, quanto também dos laboratórios. Nós queremos ter laboratórios ainda mais equipados, ter espaços ainda mais apropriados, para que o nosso estudante se sinta cada vez mais valorizado, estimulado a desenvolver as suas teses e as suas dissertações com a melhor qualidade possível. O nosso objetivo é fazer da pós-graduação ainda maior, queremos investir ainda mais”, disse.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, reforçou o compromisso da instituição neste caminho e o comprometimento dos novos quadros de diretores, coordenadores, chefes de divisão e secretários de setores que também tomaram posse nesta segunda-feira. “A Universidade Estadual do Centro-Oeste é uma universidade jovem, vamos para 34 anos. Nós temos outras universidades cinquentenárias no país e, mesmo quando você compara os nossos números com outras universidades com mais tempo, com mais estrutura, nós vemos que Unicentro está em um bom patamar. Claro que nosso objetivo é sempre crescer mais, mas nós temos que crescer com qualidade, com estrutura, dar suporte para os pesquisadores, dar oportunidade para os programas de pós-graduação aumentar os seus conceitos e temos certeza que, da maneira como estão motivados, as coisas vão continuar do jeito que estão e vão crescer ainda mais”, declarou.

Por Giovani Ciquelero