O Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste surgiu de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Guarapuava e a Unicentro e está localizado na Alameda Élio   Antonio Dalla Vecchia, nº 838, bairro Vila Carli, em Guarapuava (PR).

Em 1998, funcionava no terreno do Campus Cedeteg o Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg), do qual derivou o nome do nosso campus. No ano de 1999, os cursos de graduação em Química, Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas foram os primeiros a serem transferidos do campus Santa Cruz para o Cedeteg, e este passou a ser considerado como Centro Politécnico da Unicentro, mas ainda vinculado ao Campus Santa Cruz.

No ano de 2004, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, vinculados à Fundação Educacional de Guarapuava (FEG) e que já funcionavam no Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava foram estadualizados e passaram a fazer parte da Unicentro. Em 2008, após o processo de legalização do terreno do Cedeteg para o Estado do Paraná e delimitação dos limites do espaço como campus universitário, foi instalado o Campus Cedeteg da Unicentro.

O campus Cedeteg conta, atualmente, com aproximadamente 300 professores, 50 agentes universitários, 60 estagiários, 2.300 estudantes de graduação e 750 estudantes de pós-graduação.
Existem 101 edificações no Campus Cedeteg, distribuídas em cerca de 105 hectares.

Os 19 cursos de graduação ofertados no Campus Cedeteg estão distribuídos em três setores:
– O Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia abriga os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Química (licenciatura e bacharelado), Matemática (licenciatura) e Matemática Aplicada e Computacional (bacharelado).
– O Setor de Ciências Agrárias e Ambientais tem os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Geografia (licenciatura e bacharelado) e Medicina Veterinária.
– O Setor de Ciências da Saúde mantém os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.

Há 10 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados no campus Cedeteg, com atividades em nível de Mestrado (10) e Doutorado (4): mestrado e doutorado em Agronomia, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas, mestrado e doutorado em Geografia, mestrado e doutorado em Química, mestrados em Ciências Naturais e Matemática, Ciências Veterinárias, Biologia Evolutiva, Bioenergia, Propriedade Intelectual, e Nanociências e Biociências.

Além das atividades de ensino, são desenvolvidos no campus Cedeteg muitos projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços especializados, por meio de diversos laboratórios e clínicas, tais como: Clínica Escola de Fisioterapia, Serviço de Hipoterapia e Prática Paraequestre, Serviço de Reabilitação Física (Órtese e Prótese), Clínica Escola de Nutrição, Clínica Escola Veterinária, Serviço de Atendimento a Animais Silvestres, Programa de Certificação de Produtos Orgânicos, Farmácia e Laboratório Escola, Agência de Inovação Tecnológica, Laboratório de Análise de Águas, Laboratório de Biocombustíveis, Programas de Residência Médica e Multiprofissional, Feira Agroecológica, dentre outros. Além disso, o Museu de Ciências Naturais da Unicentro, localizado no Parque Municipal das Araucárias, e a Fazenda Escola do Campus Cedeteg (Fazesc), localizada na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná, também são espaços vinculados ao nosso campus e mantidos pela Unicentro.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Histórico do Cedeteg

 

  • Abril de 1988
    Instituição da Fundação Educacional de Guarapuava (FEG), com sede e foro na cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, entidade de direito público, tendo co-participação da Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – Lei Estadual nº 5/88.
  • Agosto de 1988
    Registro do Estatuto da Fundação Educacional de Guarapuava (FEG).
  • Agosto de 1997
    Reconhecimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede e campus na cidade de Guarapuava e campus na cidade de Irati – Decreto Estadual nº 3444.
  • Julho de 1998
    Celebração do Convênio de Cooperação Técnica nº 02/1998, pelo qual a Prefeitura Municipal de Guarapuava cedeu, em parte, à Unicentro, o imóvel do Cedeteg para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e administrativos, com adequação da obra física e equipamentos, podendo introduzir benfeitorias no imóvel, úteis, necessárias e voluntárias, buscando as adequações necessárias para as atividades. O convênio previa o uso exclusivo de seis edificações do imóvel pela Unicentro e o uso comum de 4 edificação pela Unicentro e a Prefeitura.

Presidente da FEG: Maria Helena Juri Reston Pinto
Reitor: Carlos Alberto Ferreira Gomes
Vice-Reitor: Edelcio José Stroparo

  • Ano de 1998
    Criação do curso de Engenharia de Alimentos.

De 1999 a 2003
Diretor do Campus Guarapuava: Waldemar Feller
Vice-Diretor do Campus Guarapuava: Vitor Hugo Zanette

  • Ano de 1999
    Transferência de atividades administrativas e pedagógicas de cursos de graduação do campus Santa Cruz para o Cedeteg. Os cursos de graduação em Química, Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas Licenciatura foram os primeiros a se instalarem no campus. Foram criados também os cursos de Enfermagem e Nutrição.
  • Ano de 2000
    – Criação do curso de Fisioterapia.
    – Assinatura do Contrato de Comodato firmado entre a Unicentro e o município de Guarapuava, para cessão do imóvel onde está localizado o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava.
    – Início das atividades do Serviço de Reabilitação Física – Órtese e Prótese.
  • Maio de 2000
    Assinatura do Convênio de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica, Educacional, Social e Cultural, firmado entre a Unicentro e o município de Guarapuava, para a gestão e a execução das atividades relacionadas à conservação, pesquisa, coleta, interpretação, apresentação e explicação do acervo que compõe o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, localizado no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava (PR).
  • Novembro de 2001
    Instituição e aprovação do Estatuto Social da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), com sede no Cedeteg.
  • Dezembro de 2001
    Autorização para o Poder Executivo estadualizar a Escola Superior de Ciências Agrárias (Esca), com sede em Guarapuava, e integrá-la à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Lei Estadual nº 13385.

De 2002 a 2003
Diretor-Geral do Cedeteg: Vitor Hugo Zanette

  • Ano de 2002
    – Criação dos cursos de Física, Geografia Licenciatura e Farmácia.
    – Transferência das atividades do Departamento de Geociências para o Cedeteg.
    – Criação da Clínica Escola de Fisioterapia (Cefisio).
  • Fevereiro de 2002
    Publicação da Lei Municipal nº 1109/2002, que autorizou o Poder Executivo Municipal a conceder, por doação, os bens móveis da FEG à Unicentro ou outra instituição de Ensino Público Gratuito.
  • Ano de 2003
    Criação dos cursos de Agronomia, Farmácia, Geografia Bacharelado e Medicina Veterinária.
  • Agosto de 2003
    Firmado o Termo de Convênio de Cooperação Técnica e Científica e o Termo Aditivo de Cessão de Uso do Cedeteg, entre a Unicentro e o município de Guarapuava, tendo como interveniente anuente a Fundação Educacional de Guarapuava (FEG). A partir desses convênios, a Unicentro assumiu a coordenação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, mantidos pela Esca/FEG e todos os móveis, utensílios, equipamentos e edificações introduzidas pelo município e pela FEG no Cedeteg foram transferidos para a Unicentro.
  • Dezembro de 2003
    Protocolado o Projeto de Lei Federal nº 2754-b/2003, para que o Poder Executivo ficasse autorizado a doar à Unicentro o imóvel de propriedade da União, constituído por terrenos e benfeitorias do Cedeteg, onde seria implantada a Escola Agrotécnica Federal de Guarapuava, totalizando área de 1.420.622,02 m2.

De 2004 a 2007
Diretor do Campus Guarapuava: Osmar Ambrósio de Souza
Vice-Diretora do Campus Guarapuava: Ana Lúcia Crisostimo
Diretora Pedagógica do Cedeteg, período 2004-2005: Ana Lúcia Crisostimo
Diretor Administrativo do Cedeteg, período 2004-2005: Juarez Matias Soares
Coordenador Administrativo do Cedeteg, período 2006-2007: Cristiano André Pott

  • Ano de 2004
    – Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que já funcionavam no Cedeteg pela FEG/Esca, são integrados à estrutura da Unicentro e passam a ser coordenados pela Universidade.
    – Criação da Clínica Escola Veterinária (Cevet).
  • Ano de 2005
    Instituição e regulamentação da Agência de Inovação Tecnológica (Novatec), em funcionamento nas estruturas da Integ.
  • Ano de 2006
    Criação do curso de Educação Física Bacharelado e do Mestrado em Química Aplicada.
  • Setembro de 2006
    Autorização da cessão de uso gratuito ao Estado do Paraná, do imóvel situado na Rua Simeão Camargo Varela de Sá, s/n, bairro Vila Carli, Guarapuava (PR), para utilização pela Unicentro, excluída da área 968 m2 utilizados pelo Ministério da Agricultura – Portaria Estadual nº 274/2006.
  • Ano de 2007
    Criação do Mestrado em Agronomia.

De 2008 a 2011
Diretor-Geral do Campus Cedeteg: Sebastião Brasil Campos Lustosa
Vice-Diretor-Geral do Campus Cedeteg, período 2008-2009: Mário César da Silva Pereira
Vice-Diretor-Geral do Campus Cedeteg, período 2010-2011: José Raniere Mazile Vidal Bezerra

  • Fevereiro de 2008
    Instalação do Campus Cedeteg da Unicentro, em 12 de fevereiro de 2008, no endereço: Rua Simeão Varela de Sá, nº 3, Vila Carli, Guarapuava (PR).
    Reitor: Vitor Hugo Zanette
    Vice-Reitor: Aldo Nelson Bona
    Diretor do Campus: Sebastião Brasil Campos Lustosa
    Vice-Diretor do Campus: Mário César da Silva Pereira
  • Ano de 2008
    Criação do Mestrado em Biologia Evolutiva.
  • Ano de 2009
    Criação do Mestrado em Geografia e do Doutorado em Química.
  • Ano de 2011
    Criação do Mestrado em Bioenergia e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

De 2012 a 2015
Diretor-Geral do Campus Cedeteg: Juliano Tadeu Vilela de Resende
Vice-Diretora-Geral do Campus Cedeteg: Sonia Maria Kurchaidt

  • Ano de 2012
    – Criação e instituição da logomarca do Campus Cedeteg.
    – Transferência das atividades administrativas e pedagógicas dos cursos de Matemática e Ciência da Computação, do Campus Santa Cruz para o Cedeteg.
  • Ano de 2013
    Criação da Clínica Escola de Nutrição (Cenut), que já funcionava como ambulatório.
  • Ano de 2014
    – Criação do Doutorado em Agronomia e do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
    – Elaboração e publicação do Regulamento Geral do Campus Cedeteg, aprovado pela Resolução nº 133-COU/UNICENTRO, de 18 de dezembro de 2014.

De 2015 a 2019
Diretor-Geral do Campus Cedeteg: Fábio Hernandes
Vice-Diretora-Geral do Campus Cedeteg: Adriana Knob

  • Ano de 2015
    – Criação dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e de Matemática Aplicada e Computacional.
    – Criação do Mestrado em Ciências Veterinárias.
    – Elaboração e publicação do Plano Diretor do Campus Cedeteg, para o período de 2015 a 2025, aprovado pela Resolução nº 22-COU/Unicentro, de 31 de agosto de 2015.
  • Agosto de 2015
    – Assinatura do Termo de Cessão Área da Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Guarapuava, para a instalação da Fazenda Escola do Campus Cedeteg (Fazesc).
    – Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Iapar, Unicentro, Prefeitura de Guarapuava, Cooperativa Mista de Guarapuava (Coamig), Sociedade Rural de Guarapuava, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava, Associação dos Veterinários de Guarapuava, Cooperativa Agrária Agropecuária, Cooperaliança e a (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) para cooperação técnico-científica.
    – Instalação da Fazenda Escola do Campus Cedeteg (Fazesc), na área cedida pelo Iapar.
  • Ano de 2016
    – Criação do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, do Doutorado em Ciências Farmacêuticas e do Doutorado em Geografia.
    – A Cevet passou a ser denominada como Clínica Escola Veterinária Professor Marcos Vinicius Tranquilim – homenagem póstuma.
  • Março de 2018
    Inauguração, em 16 de março de 2018, da entrada principal do Campus Cedeteg no endereço: Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, nº 838, Vila Carli, Guarapuava-PR
    Reitor da Unicentro: Aldo Nelson Bona
    Vice-Reitor: Prof. Osmar Ambrósio de Souza
    Diretor-Geral do Campus Cedeteg: Fábio Hernandes
    Vice-Diretora-Geral do Campus Cedeteg: Adriana Knob
  • Ano de 2019
    Criação do curso de Medicina e do Mestrado em Nanociências e Biociências.

Ano de 2020
Diretor-Geral do Campus Cedeteg – mandato de 2020 a 2024: Ricardo Yoshimitsu Miyahara
Vice-Diretora-Geral do Campus Cedeteg – mandato de 2020 a 2024: Aline Marques Genú