Centro Acadêmico de Comunicação promove palestra com o jornalista Luãn Chagas

Palestra foi organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação (Foto: Marina Alves)

Reunir egressos e acadêmicos para discutir temas relacionados à formação e ao exercício da profissão é uma atividade que ganha cada vez mais espaço na Unicentro. E pensando em oportunizar experiências como essa, o Centro Acadêmico de Comunicação promoveu a palestra “Cobertura Eleitoral no Radiojornalismo” com o jornalista Luãn Chagas. Ele é graduado pela Unicentro, mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na ocasião, também foi realizado o lançamento de seu livro, que é resultado da sua dissertação.
O pesquisador destacou que a oportunidade de retornar a Unicentro e apresentar seu trabalho na Instituição é gratificante. “O projeto de Mestrado que levou a esse livro teve orientação de professores da Unicentro. Pessoas que, de alguma forma, já estavam ligadas àquilo que eu fazia no TCC, aquilo que eu tinha como produção de Iniciação Científica e essas pessoas, de alguma forma, tem uma influência decisiva naquilo que eu produzo no meu dia a dia, até pela admiração que eu tenho por aquilo que representa a universidade pública”.
A Presidente do Centro Acadêmico de Comunicação, Renatha Giordani explica que reunir egressos e estudantes para palestras e bate-papos tem se mostrado uma experiência enriquecedora para a formação dos alunos. “Além de trazer uma bagagem cultural, acadêmica, bibliográfica ou até contatos que eles possam fazer, é o que anima a classe acadêmica, anima o pessoal que está participando. Esse era um dos nossos princípios, fazer com que os estudantes de Comunicação, em quaisquer que fossem as áreas que eles queiram atuar, pudessem ter um contato antes de ir pra essa área”, ressalta.
Durante a pesquisa, Luãn analisou a cobertura jornalística em rádio durante a campanha eleitoral de 2014, tudo isso, tendo as concessões como pano de fundo.

Luãn aproveitou para lançar seu livro (Foto: Marina Alves)

Segundo o pesquisador, atualmente no Paraná, 94% das concessões dos meios de comunicação estão nas mãos de políticos. O assunto despertou o interesse dos acadêmicos que acompanharam a palestra. Victor Andrey do Prado está no segundo ano de Jornalismo e conta que o interesse por rádio e a vontade de aprender sobre coberturas eleitorais foi o que o motivou a participar da palestra. “Rádio é uma das minhas áreas favoritas, um dos meios de comunicação favoritos e o marketing político e o eleitoral, que também foi dessa parte da cobertura eleitoral. Eu não sou tão inteirado no assunto, mas tenho também o desejo de saber mais, tanto que vim na palestra para saber a opinião de um especialista no assunto”, disse.
Já para a Professora do Departamento de Comunicação, Layse Nascimento, atividades como essa tem grande importância por revelar aos acadêmicos diferentes possibilidades de atuação. “Entendo que ele acaba sendo uma inspiração para os nossos alunos de que há sim muito espaço para o jornalista, muito espaço a ser ocupado. É preciso fazer a leitura desse cenário novo no qual a gente está vivendo agora, que é essa mudança desses ambientes, dessas mídias, dessas plataformas, novas reconfigurações, mas que sempre, dentro desse processo novo, você encontra espaço para o Jornalismo e lógico, ele frisou bem, para o bom Jornalismo ”.
Luãn agora já encara outro desafio, o doutorado. Segundo o jornalista, a pesquisa ainda tem como base o Radiojornalismo mas, desta vez, voltada para a seleção de fontes. “É uma temática interessante para a gente debater sobre o que o Jornalismo representa para a sociedade ao ouvir diferentes vozes, e, quais vozes são ouvidas no Jornalismo”, explica Luãn.

Deixe um comentário