Programa Brasil-França Agricultura é renovado por mais dois anos

Firmada em 2014, uma parceria entre instituições de Ensino Superior da França e do Brasil vem permitindo o intercâmbio de acadêmicos e professores dos dois países por meio do programa Brasil-França Agricultura, o Brafagri. Além da Unicentro, o programa envolve outras duas universidades brasileiras – a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Bahia – e três universidades francesas – a Vetagro Sup, de Clermont Ferrand; a Isara, de Lyon; e a Universidade de Bordeaux.
Desde o início do programa até agora, nove alunos da Unicentro já foram a França. Por isso, recentemente, duas professoras da nossa Universidade estiveram nas instituições francesas em uma missão de encerramento e avaliação desses dois anos de programa. Uma delas é a professora Denise Witzel, que acompanha as tratativas desde 2014. A outra é a professora Cacilda Rios Faria, coordenadora local do Brafagri. “O objetivo dessa missão foi conhecer as universidades francesas para poder facilitar a logística do projeto no envio desses alunos e entender o que eles vão fazer lá, quais disciplinas são mais importantes. Isso tudo foi discutido nas reuniões. Além disso, procuramos mostrar nossa instituição para que os alunos de lá possam escolher a Unicentro no próximo intercâmbio”, explicou a professora Cacilda.
Durante a visita, a comitiva da Universidade recebeu uma boa notícia. O projeto foi renovado por mais dois anos. “Ficamos muito contentes de ver que os nossos alunos foram muito bem avaliados. Trouxemos as notas e isso abriu portas para novas ações junto a essas instituições, além de novos convênios que visam também a participação da pós-graduação, provavelmente mestrado e doutorado. Só trouxemos resultados positivos, além das respostas da avaliação que foi feita viemos com a renovação do projeto, o que é importantíssimo”, destacou Cacilda.
Dois, dos nove alunos já enviados pela Unicentro, estão na França, em processo de intercâmbio. Ana Laura Balvedi, por exemplo, está aproveitando a oportunidade para conhecer a cultura e as práticas agrícolas da França. “Além de conhecermos a cultura deles, nós podemos apresentar um pouco da nossa e isso é muito interessante. Profissionalmente falando, o intercâmbio nos possibilita aprender uma nova língua e também o conhecimento de disciplinas que não temos na nossa grade curricular e isso melhora enormemente a nossa formação. Em relação à parte técnica, nós podemos conhecer as diferenças do sistema de produção agrícola brasileiro e francês e, assim, realizar futuras adaptações em nosso sistema de produção”, contou.
Com a renovação do programa, em breve, um novo edital de seleção estará aberto para os acadêmicos de Agronomia interessados em participar do Brafagui. Para participar é preciso atender a alguns requisitos, como explica Cacilda. “A primeira coisa é que eles precisam ter 600 pontos no Enem. Também precisam passar por uma seleção e precisam ter, pelo menos, o nível 1 na língua francesa no teste de proficiência. Nessa seleção, sempre tem uma entrevista em francês, depois eles têm que ter uma carta de aceite da instituição. Já estamos aguardando o número de vagas liberadas nesse primeiro ano da renovação para poder fazer o edital com o número de vagas exato e fazer classificação “.
Além de selecionar novos alunos para participar do intercâmbio, a expectativa, como ressaltou a professora Cacilda, é que a Unicentro também possa acolher estudantes franceses. “A nossa intenção nesse projeto é divulgar a instituição, para que eles conheçam nossa instituição, possam ver o que é interessante na área. Vários alunos já estão fazendo o curso de português, isso possibilitou que a gente conversasse bem diretamente com os alunos, mostrasse a nossa universidade, porque esses alunos que fazem curso de língua estrangeira, o curso de português, é porque têm a intenção de vir para o Brasil”.