UNICENTRO – Coleta seletiva por meio de PEV’s em Guarapuava-PR: uma avaliação sob a perspectiva da população.

Letícia Pauluch

Data da defesa: 17/10/2023

Banca:
Dra. Érica Pugliesi UFSCar – Primeira Examinadora
Dra. Jeanette Beber de Souza – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dra. Tatiane Bonametti Veiga Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:

A gestão integrada de resíduos sólidos envolve diversos desafios. Entre eles, está a busca pela redução de resíduos que são encaminhados para aterros sanitários. Para isso, é necessário que haja sistema eficaz de coleta seletiva que conte com participação assídua da população envolvida para a consolidação desse sistema. No município de Guarapuava-PR, além do sistema preexistente de coleta seletiva porta-a-porta, foi iniciado um projeto piloto de coleta por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), no Bairro dos Estados. Até então esse sistema não foi avaliado, por essa razão, este trabalho visou analisar a participação, o conhecimento e a satisfação com a coleta seletiva pelos moradores. Para isso, foi realizada observação em campo e aplicado questionário com 325 moradores. Entre os resultados obtidos durante a observação de campo, destacam-se as situações adversas a respeito da manutenção, utilização e operação dos PEV’s, como depredação, pichação, a não segregação de resíduos, o depósito de resíduos incompatíveis com o sistema, a sobrecarga dos PEV’s e a ausência de caminhão mecanizado para a coleta de recicláveis. A população demonstrou ter certo conhecimento da temática e a maioria dela afirmou participar assiduamente da coleta seletiva. O conhecimento se mostrou proporcional ao nível de escolaridade dos participantes, diferentemente da participação, que não apresentou relação com a escolaridade. Em termos de educação ambiental, quase metade dos participantes alegou não ter tido contato com orientações da prefeitura na época de implantação do sistema. Já a respeito da satisfação, destaca-se que mais de 70% dos participantes aprovam o novo sistema. Entre os insatisfeitos, a principal razão destacada é a distância a ser percorrida para descartar os resíduos (15,38%). Além disso, a insatisfação com o sistema se mostrou diretamente proporcional à distância percorrida pelo participante até o PEV. Ao confrontar os dados instrumento aplicado com a observação de campo relatada anteriormente, nota-se divergências nos resultados obtidos. Dentre outros, concluiu-se que são necessárias algumas ações imediatas para a continuidade do programa, tal como o emprego de um veículo apto a realizar o içamento dos PEV’s para a coleta seletiva e promover a realocação e organização dos PEV’s conforme as cores indicadas em locais que não prejudiquem o trânsito. Embora a gestão de resíduos de Guarapuava enfrente desafios, essas dificuldades podem ser superadas por meio de um compromisso sólido, engajamento ativo da comunidade e a alocação adequada de recursos. Os achados desta pesquisa, bem como o instrumento elaborado podem ser utilizados como ferramentas para tomada de decisões voltadas ao aprimoramento de sistemas de coleta seletiva por meio de PEV’s.

Link: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2150