UNICENTRO – do processo de remoção de corante têxtil utilizando cogumelo Pleurotus ostreatus e o composto residual de sua produção

Amanda Tayara Ribeiro da Silva

Data da defesa: 31/10/2023

Banca:

Dra. Maria Eliza Nagel Hassemer – UFSC Primeira Examinadora
Dra. Kelly Geronazzo Martins – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dra. Jeanette Beber de Souza Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:

O lançamento de efluentes têxteis sem tratamento, ou submetidos a um tratamento ineficaz, ocasiona graves problemas nos ecossistemas aquáticos, devido à alta carga de compostos tóxicos, bioacumulativos e altamente coloridos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade e o processo de remoção do corante têxtil Drimaren Red CL-7B, usando o cogumelo Pleurotus ostreatus e o composto residual resultante de sua produção, buscando identificar possíveis rotas de remoção e avaliar a atividade enzimática envolvida. Diante deste cenário, foram realizados ensaios de descoloração de um efluente têxtil sintético simulando um efluente real. As concentrações de cogumelo e o substrato aplicado ao efluente foram 50; 100 e 150 g L-1 e os valores de pH empregados foram: 5, 7 e 9 durante 6 horas de tempo de contato. Do mesmo modo, após a determinação da melhor condição experimental, também foram estudados os possíveis mecanismos de remoção ocorridos e avaliação da atividade enzimática do cogumelo e do micélio presente no substrato. Verificou-se que a condição operacional considerada ótima foi obtida com pH 5 para ambas conformações do fungo e concentração foi de 50 g L-1 e 150 g L-1, respectivamente. Sob essas condições, a eficiência de remoção de corante obtida foi próxima a 80% para os cogumelos e 70% para o substrato. Observou-se que o principal mecanismo de remoção foi, de fato, a adsorção. No entanto, é importante destacar que o processo de degradação enzimática também desempenhou um papel importante no aumento da eficiência global. Além disso, verificou-se que a atividade enzimática das Lacases manifestou-se com maior intensidade no substrato e apresentou maior eficiência em faixas de pH ácido, mas fica inativa em faixas de pH alcalino. As análises das enzimas MnP e LiP não revelaram atividade no extrato. Dessa forma, a avaliação realizada com o cogumelo e do composto residual da produção do cogumelo Pleurotus ostreatus para o tratamento de efluentes têxteis sintéticos apresenta elevado potencial em decorrência da ação simultânea das enzimas lignolíticas e pelo alto desempenho da adsorção na remoção de corantes têxteis. Este estudo integra-se como parte para confecção de uma metodologia eficaz para o tratamento de efluentes têxteis e uma alternativa de reaproveitamento do composto residual da produção de cogumelos comestíveis.

Link: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2151