UNICENTRO – Avaliação da tratabilidade de efluente da piscicultura pelos sistemas de filtro biológico e wetlands construídos

Tiago Antonio Santini

Data da defesa: 18/03/2022

Banca:
Dr. Amarildo Antonio Tessaro- UNISEP – Primeiro Examinador
Dr. Carlos Magno de Sousa Vidal – UNICENTRO – Segundo Examinador
Dra. Kely Vivane de Souza – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:

Ao estudar sistemas Wetlands e a sua maneira construtiva, pode-se observar uma variedade de diferentes fluxos de escoamento, meios suportes e macrófitas utilizadas, a maioria dos experimentos apresentam uma elevada eficiência nos processos de tratamento de águas residuárias. O presente trabalho teve como objetivo aplicar em escala piloto o tratamento de efluente da piscicultura, comparando a eficiência de três sistemas distintos, Filtro Biológico, Wetland de Escoamento Vertical e Wetland de Escoamento Vertical com Sistema de Recirculação do Efluente, ambos os experimentos possuindo o mesmo volume (50 litros) e meio suporte (pedrisco), os sistemas receberam 30 litros de efluente a serem tratados, o tempo de detenção hidráulica utilizado foi de 2 horas por um período total de 24 horas e os parâmetros físico químicos analisados foram: Fósforo (P), Oxigênio Dissolvido (OD), Potencial de Hidrogênio (pH), Sólidos Totais (ST) e Cor Aparente (uH). A macrófita utilizada nos leitos de Wetlands foi da espécie Syngonium podophyllume, como estratégia de operação as amostras dos três sistemas foram coletadas a cada 2 horas e submetidas a análises no departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO campus Irati – PR. Em linhas gerais os sistemas de tratamento estudados evidenciaram um ganho significativo no tratamento do efluente da piscicultura, uma elevada remoção de fósforo (91,98%), estabilização do pH (7,88%), elevação do oxigênio dissolvido (90,54%), redução dos sólidos totais (84,38%), bem como, melhoria do aspecto visual através da clarificação do efluente pós tratamento nos sistemas Wetlands (82,40%), demonstrando que torna-se promissor o uso desses sistemas em escala real e que podem ser maximizados os tratamentos com o emprego de sistemas complementar de aeração e recirculação do efluente no sistema.

Link: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2054