UEPG – Tanque de evapotranspiração para tratamento de efluentes domésticos em zonas rurais

GABRIEL ROCHA

Data da Defesa: 04/12/2020

Banca:
Dra. Maria Magdalena Ribas Doll – UEPG – Orientadora e Presidente da banca
Dr. Fernando Hermes Passig – UTFPR – Primeiro Examinador
Dr. Isonel Sandino Meneguzzo – UEPG – Segundo Examinador
Dr. Pedro Weirich Neto – Coorientador

Resumo:

No meio rural as águas residuárias domésticas, especialmente o descarte de águas negras com excreções humanas, resultam em impactos ambientais e problemas de saúde aos produtores rurais, pois em geral são encaminhadas para sistemas de tratamento rudimentares, sem impermeabilização de solo, convertendo-se em fontes de contaminação. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o Tanque de Evapotranspiração (TEvap) para o tratamento individual e descentralizado de águas negras. A tecnologia foi implantada em escala real com 10 m² de área superficial e recebeu cargas diferentes de águas residuais provenientes de dois banheiros de salão comunitário de uma associação rural, no município de Ponta Grossa (PR). O sistema foi alimentado com cargas eventuais, não controladas devido ao uso esporádico dos sanitários relacionados a organização de eventos que ocorreram no salão, com elevado número de participantes. Apesar da carga elevada nestes momentos, o TEvap se mostrou capaz de absorvê-las. Com 172 dias de funcionamento, foram observadas na camada de base do TEvap reduções de 57% na demanda química de oxigênio, 68% de nitrogênio Kjeldahl, 57% de fósforo total, 58% de sólidos totais e 63% para Escherichia coli. Assim, o TEvap se constituiu em uma alternativa promissora para o tratamento de águas negras uni-residenciais.

Link: Gabriel Rocha