Minicursos internos dos anos anteriores

Relato dos responsáveis

O minicurso de calculadora científica teve como objetivo facilitar o uso e a compreensão da calculadora científica pelos alunos, através de aula demonstrativa e exercícios de fixação, segmentado em duas partes:
1. Explicação das funções da calculadora científica;
2. Exercícios para aplicação das funções da calculadora.

Os tópicos abordados foram:
1. Modos de cálculo;
2. Cálculos básicos;
3. Cálculos estatísticos.

Todo o material do minicurso foi preparado pelos petianos, que também ministraram as aulas. Durante a primeira parte do curso, foram explicadas cada função da calculadora científica e juntamente com isso foram aplicados exercícios de fixação. O principal público atingido foram alunos do primeiro ano de graduação em
química, houve também a participação de alunos do curso de farmácia. Ao todo o curso contou com a participação de 23 alunos.

Download do material:

Calculadora científica

Conhecendo as dificuldades com a matemática e unidades de medida da maior parte dos acadêmicos que ingressam no curso, foi ofertado um minicurso de matemática básica, dividido em 3 módulos: algarismos significativos, polinômios e análise dimensional.

O material é disponibilizado para consulta e estudo, nele é apresentado resumos da parte teórica, dicas para resolução de exercícios e também listas com exercícios para fixação.

Download material:

Módulo 1 matemática básica – Algarismos significativos

Módulo 2 matemática básica – Polinômios

Módulo 3 matemática básica – Análise dimensional

O Avogadro é um software (gratuito) editor e visualizador de moléculas projetado para uso entre plataformas em química computacional, modelagem molecular, bioinformática, ciência de materiais e áreas relacionadas. Ótimo para sanar o tipo de dúvida “É piramidal ou triangulo planar?”, “Linear ou angular?”; além disso, o programa nos dá informações sobre a energia de ligação, a melhor geometria para determinada molécula, densidade de nuvem eletrônica e várias outras ferramentas.

O material é disponibilizado para consulta e estudo, nele é apresentado resumos da parte teórica, dicas para resolução de exercícios e também listas com exercícios para fixação.

Download material:

Avogadro

O software Mendeley tem como objetivo a facilitação da organização de referências em trabalhos, sendo ligado às normas da ABNT e ainda vinculado ao Word. É projetado para ajudá-lo a alcançar três objetivos principais:

Organize suas referências, permitindo que você crie uma biblioteca pessoal de materiais e estruture-a como achar melhor. Ele pode ajudar você a acompanhar os diferentes artigos que está lendo, adicionando notas e destaques e lembrando-se de onde você chegou.

Colaborando com os outros. Mendeley permite que você se junte a outros usuários para compartilhar referências e trocar idéias. Você também pode usar grupos privados para compartilhar documentos de texto completo e para anotar colaborativamente. Você pode usar essa funcionalidade para trabalhar com pessoas que vê todos os dias ou usar os recursos sociais do Mendeley para encontrar pessoas com interesses semelhantes em todo o mundo.

Descobrir. Além de ajudar você a descobrir novas pessoas para trabalhar, Mendeley também pode ajudá-lo a encontrar novas pesquisas publicadas em seu campo – e recomendar novas leituras com base no conteúdo de sua biblioteca pessoal.

Download material de apoio:

Software Mendeley

Atualmente, é quase impossível imaginar alguma área da ciência ou tecnologia em que a construção de gráficos não seja necessário. Na disciplina de Física Experimental é indispensável o conhecimento e o domínio do conteúdo deste assunto. Entre os diversos recursos à disposição dos pesquisadores para o desenvolvimento da ciência, sem dúvida alguma, os gráficos ocupam uma posição de destaque. Em vez de olhar para uma tabela com um conjunto de medidas realizadas, o cientista olha para o gráfico traçado a partir dessas medidas e percebe o comportamento geral das grandezas físicas envolvidas naquela particular medição.

Download material:

Gráfico em papel milimetrado

O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular.

Download material:

Currículo Lattes

Atividades externas dos anos anteriores

O dia das crianças com o PET é uma ação de caráter social, desenvolvida anualmente, desde 2016, pelos petianos em colaboração com os professores da Unicentro. A atividade consiste em trazer crianças residentes de orfanatos e casas lares da cidade para passarem uma tarde recreativa, organizada e desenvolvida pelos petianos, no dia das crianças.

No dia primeiro de setembro o grupo PET Química participou do Cursinho para o Enem na Escola Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer, em Guarapuava, voltado para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os petianos Adrielle, Cariane, Emanuele, Izabelli , Izabelly Karol, Marco e Marina, ministraram algumas aulas com assuntos fundamentais da Química, os exercícios desenvolvidos foram escolhidos a partir de provas passadas para os alunos familiarizarem-se com questões do Enem.

A atividade foi feita em dois dias, 28 e 29 de agosto de 2018, e foram apresentadas a turmas do primeiro ano do ensino médio com objetivo de chamar a atenção dos alunos por experimentos visuais simples, previamente testados pelos petianos.

Os experimentos foram apresentados pelos petianos e então eram feitas as explicações, mostrando as reações químicas que aconteciam em cada um.

Foram apresentados os experimentos:

– Chuva de ouro;

– Reação ativada pela voz;

– Bolhas gigantes.

PET

O evento contou com cinco dias de duração, sendo em Campinas-SP, e os petianos Brunna, Gabriel, Jeyse e Renata acompanharam como funcionam os grupos PET de várias IES e também, entenderam como são estabelecidos os regimentos que unem os esses grupos. O evento trazia Encontro de Discentes e Docentes, Encontro por Atividades (EA), Pré-GDT e GDT’s (Grupos de Discussão de Trabalho), Oficinas e Minicursos, apresentações de trabalho oral e banner, MobilizaPET e as Assembleias, como mostra o cronograma abaixo.

Cronograma

Renata, Brunna, Jeyse e Gabriel no ENAPET 2018.

FOTO ENAPET

No Encontro de Discentes e Docentes, a mesa era composta por um representante de cada regional, e as pautas propostas eram da importância da representação discente na diretoria do CENAPET, e também trazia relatos dos regionais. Haviam discussões sobre as pautas propostas para então, entrar em regime de votação, onde eram votados pela supressão ou manutenção dos encaminhamentos.
No pré-GDT, os petianos escolhiam qual queriam participar antes do evento, conforme haviam vagas. Nessa discussão, havia tempos de fala para quem quisesse dar algum relato ou sugestão, porém de forma genérica, para então partir para os GDT’s, que uniam alguns pré-GDT’s. No GDT escolhido, era apresentado o regimento e metodologia pelos componentes da mesa, introduziam a temática do GDT pela leitura de sua descrição. Após essa introdução, a mesa apresentava encaminhamentos e sugestões dos regionais, buscando primeiramente diferenciá-los, em que os encaminhamentos deviam responder os questionamentos: quem? Quando? Onde? Como? E as sugestões eram apenas propostas para melhor funcionamento dos grupos PET, mas que não dependiam da ação e execução dos grupos, sendo depois enviadas para Assembleia, para conhecimento de todos. Haviam tempos de fala estabelecidos, e também questões de ordem ou informação, onde os petianos que não concordavam com o que estava sendo dito podiam pedir questão de ordem, ou se não estivessem entendendo o que estava acontecendo na discussão, pediam questão de informação. Por fim, havia a votação para supressão ou manutenção dos encaminhamentos de sugestões, onde na manutenção poderia haver mudanças caso fosse necessário para enviar às Assembleias. Acredita-se que esse era o principal do evento, pois tudo que era votado nos respectivos GDT’s, eram apresentados a todos nas Assembleias para votação.