PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa que envolve três pilares, sendo eles pesquisa, ensino e extensão. O mesmo é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País. Mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) conta com oito grupos PET, de diversos cursos de graduação, sendo eles: Agronomia, Engenharias (Ambiental e Florestal), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras e Química.

O grupo PET Química existe desde 2010 e atua principalmente nas áreas de ensino e extensão. As atividades realizadas pelo PET Química vão desde monitorias para alunos da graduação, a minicursos e oficinas ministrados em colégios estaduais da cidade. Vale ressaltar também que o PET também realiza alguns trabalhos sociais. Além disso, os membros do grupo realizam pesquisas individuais em áreas especificas.