Pesquisa Individual – Iasmim Iaci dos Santos Beranger

Pesquisa Individual – Iasmim Iaci dos Santos Beranger

A VISUALIZAÇÃO DE DADOS E METADADOS EM HISTÓRIA AMBIENTAL

Iasmim Iaci dos Santos Beranger

Prof. Dr. Jó Klanovicz

É comum e cada vez mais perceptível a transformação acelerada de todos os meios que estão ao nosso redor. Em um período muito curto de tempo, percebemos uma mudança radical nas condições e formas que conhecemos. Nota-se grandes alterações nos modos de vidas e no Meio Ambiente principalmente no século XX e XXI, o que resulta em uma dificuldade enorme em enumerar e produzir conhecimento a partir de tais mudanças, suas causas e possíveis impactos. Nesse movimento a forma como entendemos a História também é afetada, fazendo com que rapidamente as metodologias de pesquisa, análises e acervos de dados mudem drasticamente. A História Ambiental em particular, sofre com os efeitos destas mudanças, possuindo um problema nos bancos de dados e metadados das produções da área. Não existem espaços colaborativos de investigação e armazenamento de informações geo-histórias, pesquisas mediáticas, análise textual e de redes, mineração de textos, entre outras formas digitais de transmissão e propagação do conhecimento histórico.

Partilhando dessas inquietações, a pesquisa tem como objeto de análise os mecanismos digitais de divulgação científica em História Ambiental. Assim, pretende-se analisar e discutir os meios citados acima, tendo como fim a produção de um site que consiga abarcar a divulgação de dados, de modo a auxiliar esta área em uma parte na qual possui uma defasagem enorme. O site, buscará apresentar uma conexão com os dados de pesquisa e desenvolvimento em História Ambiental de uma forma a unir e aprofundar a pesquisa conjunta na área.

Para o debate acerca da modificação social desenfreada e a mudança da pesquisa e produção histórica, serão utilizados o livro A New Companion to Digital Humanities, organizado por Schreibman, Siemens e Usworth, livro que reúne uma série de artigos a respeito das humanidades e suas modificações na era digital, e os artigos de Steffen, W. The Trajectory of the Anthropocene: The Great Acceleration, e Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?, de Paulo Artaxo, tendo em vista que ambos tratam do surgimento e desenvolvimento do processo caracterizado de Antropoceno.

Por fim, esse trabalho pretende contribuir para a produção em relação ao conceito de Antropoceno, dados e metadados, desenvolvendo uma ferramenta de auxilio ao pesquisador, para que seja suprida a necessidade de informação e contato em História Ambiental.

Referências bibliográficas:

ANTONIJEVIC, S.: CAHOY, E. S. Researcher as bricoleur: contextualizing humanists’ digital workflows. Digital Humanities Quarterly. Boston, v. 12, n.3,2018.

ARTAXO, Paulo. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?. Revista USP. São Paulo. 2014. n°103. Pp.13-24.

SCHEREIBMAN, S.; SIEMENS, R.; URWORTH, J. (orgs.) A New Companion to Digital Humanities. London: Wiley Blackwell,2016.

STEFFEN, Will; BROADGATE, Wendy; DEUTSCH, Lisa; GAFFNEY, Owen; LUDWIG, Cornelia (April 2015). “The trajectory of the Anthropocene: The Great Acceleration”. The Anthropocene Review2 (1): 81–98.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *