Pesquisa Individual – Ana Julia Mariano de Souza

O Olhar do Egresso da Licenciatura de História

Ana Julia Mariano de Souza

Maria Paula Costa

Esta pesquisa procurou compreender como os egressos do curso de Licenciatura em História experienciam a sua prática da sala de aula da Educação Básica em que atuam e a partir deste entendimento buscamos investigar como essa prática se relaciona com a teoria que fundamentou sua formação no curso de licenciatura, buscando perceber as permanências e rupturas entre pesquisa, ensino, teoria e prática. Assim, o objetivo se constituiu em investigar a relação construída entre a teoria e a prática de ensino de quatro professores (as) da Educação Básica, atuantes no município de Guarapuava (PR), que pertencem a instituições públicas e privadas e que são egressos do curso de História da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafig) e atual Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A investigação do olhar do professor egresso do curso de licenciatura contribui para se pesquisar sobre o Ensino de História e suas modificações, como também para observar as influências disso na prática do dia a dia dos professores de História.

Faz-se necessário também pensarmos em que instituição eles estão inseridos, como se dá o ensino de História na escola e como aparece no currículo da educação básica, pois é todo este contexto que reflete na realidade deste professor. A partir de alguns norteamentos ao pensarmos essa realidade, foi elaborado um questionário qualitativo como o intuito de levantar informações e problematizar os objetivos propostos na pesquisa, deste modo o olhar do professor fundamentou a investigação do nosso objeto de estudo, assim com as leituras bibliográficas sobre Ensino de História e formação de professores nos permitam ampliar as perspectivas de análise.

A pesquisa revela e reitera o que foi colocado anteriormente e também outras pesquisas sobre o mesmo recorte, que há a existência de um abismo entre a formação e a prática como professores, não trazem solução mas apontam para caminhos importantes, que possibilita pensar e refletir sobre a necessidade que este diálogo acontece.