Possibilidade de atuação profissional é tema de aula inaugural do curso de Direito

O Departamento de Direito da Unicentro (Dedir) promoveu, nesta quinta-feira (23), a aula inaugural do ano letivo de 2024. O objetivo da atividade, destaca o vice-chefe do Dedir, professor Guilherme Benette Jeronymo, foi oportunizar uma troca de conhecimentos entre os estudantes e profissionais já consolidados na área jurídica. “Nós vamos ter por hábito, sempre no início do ano letivo, fazer uma aula inaugural para o curso de Direito. Queremos trazer profissionais que possam mostrar a sua experiência profissional em determinadas áreas”, destaca.

A atividade – uma palestra proferida pela promotora de justiça Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque – teve como tema “Escolhi Direito, direito?”. “O objetivo é, realmente, trazer para os estudantes algumas noções gerais do curso de Direito, da vida após a graduação, falar um pouco sobre a prática do Ministério Público e contribuir para que esses acadêmicos trilhem os próprios caminhos”, compartilha Lorena.

A conversa chamou a atenção do acadêmico Lucas Moleta Grokoviski, do primeiro ano do curso. “Eu acho importante porque, como estamos no começo do ano, os professores sempre perguntam o porquê escolhemos fazer Direito, o que nos levou ao curso. Conhecer a trajetória de alguém de fora se torna muito essencial conseguirmos ter mais perspectivas do que poderemos fazer daqui cinco anos dentro da nossa carreira”, projeta.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destaca que a universidade tem o papel de proporcionar aos estudantes, além do trabalho teórico em sala de aula, também atividades que abordem a prática da profissão. “Essas ações que o Departamento de Direito tem tomado nas recepções, nas aulas inaugurais, nos eventos, trazendo profissionais renomados de fora, com certeza está fazendo com que nossos estudantes tenham uma estrutura de conhecimento muito maior e possam aprimorar, cada vez mais, essa formação em Direito para eles, e tão importante para a sociedade como um todo”, avalia. “Isso tem um reflexo muito positivo na formação dos estudantes. Nós, enquanto direção do setor, estamos incentivando que os departamentos promovam atividades que possam tirar os alunos da sala de aula, promover a interação com profissionais que atuam no mercado e que possam trazer conhecimento, experiências para a prática do dia a dia desses alunos, porque nós acreditamos que isso vai contribuir muito para a formação deles no futuro”, reforça o diretor do Setor de Sociais Aplicadas, Marcos de Castro.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens.