Unicentro participa do 71º Fórum Nacional da Abruem

A Unicentro, representada pelo reitor Fábio Hernandes; pela pró-reitora de Ensino, Karina Worm Beckmann; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva; e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza, participa do 71º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O evento, que iniciou na última quarta-feira (22) e segue até o próximo sábado (25), traz nesta edição a temática “Ética, estética e inteligência artificial”. O objetivo do fórum, destaca o reitor Fábio Hernandes, é discutir o papel da inteligência artificial nas universidades aliado aos princípios éticos, além da influência da inteligência artificial na estética, na cultura e na diversidade. “Vamos debater sobre a influência da tecnologia, da inteligência artificial nas nossas universidades. Os pontos positivos, as contradições, os problemas que podem surgir, questões de ética com o uso da inteligência artificial, a questão da mudança da estética, da cultura e da diversidade, sendo produzidas, muitas vezes, por meio da tecnologia”, compartilha.

Além das reitoras e reitores, as Câmaras Técnicas de Graduação, Pós-Graduação, EaD e Extensão também participam do evento e devem articular debates para subsidiar as universidades no fortalecimento das áreas de ética, estética e inteligência artificial dentro das instituições públicas de ensino superior. Para isso, na programação do evento, estão previstos debates, palestras, câmaras técnicas e apresentações culturais.

A partir das discussões realizadas durante o evento, será redigida a “Carta de Belo Horizonte” – documento que deve expressar as principais diretrizes e conclusões alcançadas durante o fórum. “A nossa maior preocupação hoje enquanto universidade é o cuidado, a importância da tecnologia e, principalmente, da inteligência artificial. Acreditamos que vamos sair daqui com bons resultados, vamos ter bons debates e contribuir com a elaboração de um documento que mostre as preocupações, as vantagens e as desvantagens da inteligência artificial nas nossas universidades, pensando nos conceitos de ética e estética também”, finaliza o reitor Fábio Hernandes.

ABRUEM – A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais foi criada em 1991 e desempenha um papel fundamental no cenário do Ensino Superior no Brasil e na América Latina. A Associação representa 45 universidades em 22 estados do país e tem como compromisso promover discussões vitais para o Ensino Superior, focando na integração de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Por Maíra Machado, com informações da Abruem e da UEMG

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.