Curso de Serviço Social promove roda de conversa sobre trajetória profissional e construção de políticas públicas em Guarapuava

A “Trajetória profissional e a contribuição das/os Assistentes Sociais na construção das Políticas Sociais na região de Guarapuava”, foi tema de uma roda de conversa do curso de Serviço Social, organizada pela chefe do departamento, professora Nayara Bueno. A atividade, realizada no dia 17 de abril, contou com a participação da assistente social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Jeane Garcia, e da assistente social e professora do departamento de Serviço Social da Unicentro, Solange Fiuza.

Durante a conversa, as convidadas compartilharam experiências sobre a formação acadêmica e a trajetória profissional, com foco em Guarapuava. “É uma troca de experiências entre os profissionais que teve aqui e acabou proporcionando para os acadêmicos o conhecimento de realidades diversas, diferentes do que eles já estão acostumados, mas também um conhecimento de um início, de uma luta dentro do curso de serviço social que eles talvez desconhecem ainda”, comenta Jeane, que também ressaltou a importância desse tipo de evento para a formação acadêmica. “Eu acho que cria essa oportunidade de vislumbrar outros locais de atuação, outras experiências de atuação e, assim, a possibilidade de poderem atuar também no futuro em outras áreas”, acrescenta.

Para a professora Solange, é de grande valia que sempre haja eventos de interação entre acadêmicos e profissionais. “A nossa profissão tem essa característica interventiva, em que os profissionais também trazem suas experiências. Por isso, esses eventos trazem essa noção da história, e que o Serviço Social não surgiu hoje aqui, foi construído e essa construção foi coletiva”, salienta  a professora.

A iniciativa da roda de conversa e da temática surgiu com o intuito de trazer visibilidade aos profissionais que estão há bastante tempo construindo as políticas públicas na cidade de Guarapuava, para mostrar essa relação entre a profissão e a construção dessas políticas. “Trazer a trajetória profissional é importante para valorizar, para dar visibilidade, para motivar também os alunos nesse processo de construção histórica da profissão. Também é importante para formar a nossa identidade profissional, nossa coletividade desde a graduação. Falar sobre a trajetória profissional é uma forma de mostrar como ocorrem as correlações de forças durante a nossa jornada profissional, os diferentes lugares que a gente passa e o quanto que a nossa profissão impacta nesses lugares”, explica a professora Nayara.

O estudante do terceiro ano do curso de Serviço Social, Wilson de Jesus, destacou a importância de eventos como esse. “Para o meu processo formativo e para todos os meus colegas, eventos assim são de bastante importância para entender a realidade e tudo o que foi construído para que chegasse até os dias atuais. Todo esse trabalho, todos os assistentes sociais, enfim, toda a categoria organizada para que hoje a gente pudesse ter, de fato, um projeto ético político profissional o qual pauta uma outra realidade, uma outra alternativa de sociedade”, comenta.

Além desse evento, a  intenção do departamento é trazer outros profissionais para novas palestras e rodas de conversas.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado