Conheça o Programa de Formação de Estudante Empreendedor

O Programa de Formação de Estudante Empreendedor, o PFEE, é uma iniciativa do Governo do Paraná que busca apoiar a formação dos acadêmicos de ensino superior, especialmente aqueles com perfil de pesquisador empreendedor. Além disso, a proposta oferece um suporte para a formação acadêmica dos participantes, enfatizando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e de pesquisa. Na Unicentro, atualmente, o programa está sob coordenação geral do professor Márcio Martins, do departamento de Matemática.

Para participar do programa é necessário estar matriculado em um dos cursos de graduação da Unicentro e atender aos critérios estabelecidos pelo edital de abertura de vagas. A participação no programa é gratuita e, como forma de incentivo, também são ofertadas bolsas de estudos. “A iniciativa para começar o programa surgiu da necessidade de atender essas demandas sociais e também de reduzir a evasão escolar no ensino superior. Então foi reconhecendo a importância do perfil de pesquisador empreendedor e o programa foi concebido para proporcionar essas oportunidades a esses estudantes, além de incentivá-los a permanecer na universidade”, explica a coordenadora do programa no Câmpus Santa Cruz, nos Câmpus Avançados e na Unidade Avançada Terra Indígena Rio das Cobras, professora Rita de Cássia Fonseca.

A edição atual do PFEE está em andamento e segue até outubro de 2024. O número de vagas e o período de inscrição varia a cada edição, por isso, os interessados devem ficar atentos aos editais de abertura de vagas, divulgados pelos canais oficiais da universidade. As inscrições são online e gratuitas, seguindo as orientações especificadas no edital.

O PFEE pode funcionar tanto de forma online quanto presencial, dependendo da edição e das condições vigentes. Nas atividades, estão inclusas a participação em cursos online pela Universidade Virtual do Paraná (UVP), workshops, palestras, projetos de pesquisa e empreendedorismo, entre outros eventos. “O programa tem a sua importância na formação dos participantes, de maneira que ele oferece oportunidades de desenvolvimento acadêmico, habilidades empreendedoras e também de pesquisa. E, além disso, ele contribui para a redução da evasão escolar, promovendo a inovação e o empreendedorismo dentro da universidade, fortalecendo essa conexão entre a academia e o mercado de trabalho. Para a universidade, o programa demonstra o compromisso com a formação integral dos estudantes e também com o desenvolvimento regional e social”, finaliza a professora Rita.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado