Recepção aos calouros do Câmpus de Irati destaca oportunidades da vida acadêmica

A entrada na universidade marca uma nova etapa da vida, cheia de desafios e sonhos. Para falar sobre esse período tão cheio de expectativas, a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no início de cada ano letivo, promove uma recepção aos calouros nos câmpus e unidades avançadas da instituição. O objetivo é dar as boas-vindas e apresentar aos estudantes as possibilidades que a vida universitária oferece. A primeira dessas recepções foi realizada nesta terça-feira (16) em Irati e reuniu os novos acadêmicos dos 14 cursos ofertados no câmpus.

Estela Dalla Costa Cervelin é uma das calouras de Psicologia. De Santo Antônio do Sudoeste, cidade do Paraná que fica na fronteira com a Argentina, ela conta que a escolha pelo curso se deu por uma série de afinidades. “Desde muito nova, eu sempre gostei da área de saúde. Meus parentes por parte de pai são da área. Eu sempre gostei de biologia, história e, com o tempo, a paixão por filosofia e sociologia foi crescendo também. E aí eu comecei a fazer terapia e percebi que o que eu realmente queria era entender o ser humano e o processo de desenvolvimento. Foi então que eu decidi que seria psicologia”, detalha.

Já Arthur Medeiros decidiu deixar o Rio de Janeiro em busca de mais qualidade de vida e assim poder conciliar o trabalho de músico com a graduação em Fonoaudiologia. Na Unicentro, ele encontrou o curso que desejava nas condições que queria. “Eu vim do Campo Grande, o maior bairro do Rio de Janeiro. Eu cogitei fazer uma universidade privada lá no Rio, mas era muito longe. Só de transporte eu ia perder de uma hora e meia a duas horas. E a federal pública que tem fonoaudiologia lá também era muito longe, e pra morar perto da faculdade o custo de vida é muito maior. E aí eu pesquisei algumas universidades no interior, que houvesse essa possibilidade de estar mais perto, de ter mais qualidade na mobilidade e tudo mais, e uma das que eu vi foi a Unicentro. Então eu me inscrevi no Sisu pra cá. Aqui foi onde encontrei tudo isso. Moro aqui do lado da faculdade, vou e volto andando”, detalha.

Objetivo do evento da Reitoria é dar as boas-vindas aos estudantes e apresentar as oportunidades que a instituição oferece. (Foto: Coorc)

Durante a tarde e a noite desta terça-feira, os novos acadêmicos puderam entender melhor o funcionamento da instituição que tem como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. Puderam conhecer as possibilidades de bolsas, as oportunidades de mobilidade ofertadas através do Escritório de Relações Internacionais (ERI), e as políticas de assistência e os serviços viabilizados por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae).

Além disso, foram destacadas outras iniciativas da universidade, como o Centro de Línguas da Unicentro (Cel), os cursos do Paraná Fala Idiomas e também atividades culturais, a exemplo do Espaço Canta Aí e o Unimooving. Este último, um grupo de dança que integra o projeto de extensão “Vamos nos movimentar”, do Departamento de Educação Física do câmpus, trouxe a apresentação “O Rei do Show” para o palco do auditório Denise Stoklos.

“Complementando a programação da semana passada do UniCalouros, que era uma ideia mais de festividade e interatividade, hoje foi uma programação mais informativa com a presença da Reitoria, trazendo uma visão mais ampla sobre a universidade, comentando sobre a Unicentro como um todo e sobre algumas especificidades do nosso câmpus”, explica o diretor Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhoto.

“Quando a gente chega numa universidade saindo do Ensino Médio, é uma nova realidade, é uma nova estrutura. Nós somos acostumados no Ensino Médio a pensar no ensino, estudar para vestibular. Você chega numa universidade, são um turbilhão de oportunidades. Oportunidades que não são forçadas por alguém, e sim da vontade própria do estudante. Então usando seu perfil, sua característica, sua vontade, ele pode seguir para os rumos que a universidade oferece. Então, se for curioso, investigador, vai para pesquisa. Se quer trabalhar com a comunidade, tem os projetos de extensão. Tem a política estudantil através do movimento estudantil, tem as atléticas com o esporte, tem outras ações culturais dentro da universidade”, enumera o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

Evento em Irati teve a apresentação do grupo de dança Unimooving. (Foto: Coorc)

Para Darlan Diego, calouro de História, estar na Unicentro hoje é a realização de um sonho. “Sempre tive um propósito na minha vida de estudar, fazer alguma coisa. A gente sabe a dificuldade pra quem vem de uma família que é pobre, eu trabalhava desde criança. Então, pra mim, a Unicentro é como se fosse uma forma de estar mais próximo de conseguir alcançar esse objetivo de ter uma vida melhor. E é uma universidade de qualidade pública, né? Então tenho muito a agradecer por isso”, afirma o estudante.

Segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, transformar a vida das pessoas e da comunidade é umas das grandes tarefas de uma instituição de ensino superior. “Eu quero agradecer aos estudantes por terem escolhido a Unicentro e dizer que essa instituição pública, gratuita e de qualidade é voltada à transformação da sociedade por meio do ensino superior. Que sejam muito bem-vindos a essa universidade, de todos para todos, uma universidade que transforma, uma universidade voltada a nossa comunidade”, enfatiza.

Próximas recepções aos calouros

Câmpus Santa Cruz: 18/04