Está aberto o processo seletivo para o Programa de Apoio à Educação Tutorial (PRÓ-PET)

O Programa de Apoio à Educação Tutorial (PRÓ-PET) está com processo seletivo aberto para novos projetos. Os candidatos podem encaminhar as propostas via protocolo para a Diretoria de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), até o dia 24 de abril. O edital visa selecionar projetos de ensino ligados à extensão e pesquisa e dar apoio financeiro para a implementação de dois Grupos de Educação Tutorial (PET).

Serão, no total, duas propostas aprovadas, que serão financiadas por 24 meses com recurso anual de mais de R$131 mil para cada grupo. O projeto deve caracterizar a ligação entre ensino, pesquisa e extensão e ter prazo de 24 meses.

O edital conta com uma bolsa para o coordenador do projeto, na modalidade de professor tutor, no valor de R$1.875,00 concedida por até 24 meses. Os requisitos para professor tutor são, entre outras, pertencer ao quadro efetivo da Unicentro, com vínculo em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e título de doutorado. O docente também deve comprovar atuação efetiva em cursos e atividades da graduação e de pesquisa e extensão nos três anos anteriores e dispor de 10 horas semanais ao Grupo PET.

Além disso, o edital dispõe de 12 bolsas no valor de R$700,00 para estudantes de graduação, concedidas por até 24 meses. As condições para aluno bolsista são, entre outras, estar matriculado em curso de graduação da Unicentro; apresentar bom rendimento acadêmico e possuir currículo lattes atualizado nos últimos 12 meses. Também é necessário que o aluno não possua vínculo empregatício.

Para mais informações basta acessar o edital do programa.

Sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) – O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido pelas Instituições de Ensino Superior em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu), financiado com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA). O projeto é norteado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e é realizado por meio de grupos de estudantes que demonstram habilidades e potencial interesse relacionados à educação tutorial nos cursos de graduação, com tutoria de um professor.

Atualmente, a Unicentro conta com nove grupos PET divididos entre os câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati – Agronomia, Engenharias Ambiental e Florestal, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Química e áreas da Saúde.