Curso de Serviço Social da Unicentro inaugura novo espaço para atividades

A inauguração do espaço do curso de Serviço Social da Unicentro, no bloco R do Câmpus Santa Cruz, reuniu alunos e professores para celebrar a conquista da estrutura. A partir de agora, as turmas do primeiro e quarto ano, secretaria, sala de professores, de coordenação, de extensão e de pesquisa vão ficar abrigados na nova edificação. O segundo e o terceiro ano permanecem no bloco Q.

Conquistar um espaço novo, como destaca a chefe do departamento de Serviço Social, Nayara Bueno, é um grande progresso para a graduação. “Nós estamos muito felizes porque é uma conquista do curso, a partir de muita articulação, muito diálogo com as outras instituições na universidade. Então, para nós, significa um processo de conquista”, afirma.

Luan Krause, aluno do segundo ano, também ressalta a importância de ter uma ampla estrutura para o curso. Para ele, essa é uma maneira de conseguir dar mais visibilidade para a área e atrair mais pessoas, uma vez que o Serviço Social é pouco visto até mesmo dentro da universidade. Ele avalia que a inauguração marca o início de um novo período. “Um recomeço. Acredito que para todos nós, veteranos, calouros, docentes, é um recomeço e o início de uma nova jornada dentro da universidade, onde a gente quer mostrar que a gente está aqui, que a gente quer ser visto”, diz.

O diretor do Setor de Sociais Aplicadas, Marcos de Castro, também esteve presente na solenidade e enfatizou a importância do curso de Serviço Social dentro e fora da universidade “É um curso que contribui para os índices de qualidade da Unicentro, curso que tem colocado no mercado profissionais tão qualificados, tão competentes e que também têm contribuído para uma transformação social”, compartilha. Dessa maneira, completa o professor, um espaço adequado para a área é importante para que tais ações continuem sendo feitas de forma efetiva. “Um curso superior é feito essencialmente por pessoas, mas ele também é feito por estrutura. Então nesse momento nós celebramos a ocupação de uma estrutura que vai contribuir cada vez mais para a qualidade do curso. E esse é um momento que com certeza devemos celebrar”.

Sobre o curso de Serviço Social da Unicentro – A implementação do curso de Serviço Social da Unicentro teve início em 2001 e a primeira turma concluiu a graduação em 2004. Hoje, são aproximadamente 500 profissionais formados em 23 turmas.

O curso coordena e integra diversos projetos de extensão universitária voltados para a comunidade como o ‘Frente de Prevenção à Violência Doméstica ou Familiar contra Mulheres’; o ‘Cata(Ação)’; a ‘Organização Coletiva e Economia Solidária com Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social’; e o ‘Esperançar’, realizado com catadores de materiais recicláveis em Guarapuava. Além disso, o Serviço Social integra também a chefia de projetos sociais da Incubadora Social da Unicentro.

O curso tem duração de quatro anos e funciona no período noturno no Câmpus Santa Cruz. Ao todo são 40 vagas ofertadas por meio de vestibular, PAC e Sisu.

Confira as imagens do evento no Banco de Imagens.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado