Projeto “Nós Propomos! Guarapuava” está com inscrições abertas para estudantes de Geografia

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas para atuação no projeto “Nós propomos! Guarapuava: juventude educando-se na/com a cidade”, vinculado ao programa Universidade Sem Fronteiras (USF). O processo seletivo é destinado a estudantes de graduação em geografia.

Ao todo, são duas vagas mais cadastro de reserva. No projeto, a remuneração é de R$931,00 para a carga horária semanal de 30h. O período previsto de concessão da bolsa é de 1º de abril de 2024 a 30 de junho de 2024.

Inscrições

Os interessados têm até o dia 24 de março para realizar a inscrição, exclusivamente de forma online. O candidato precisa preencher e confirmar seus dados de identificação no site de inscrições, selecionar o edital e a vaga aos quais deseja concorrer e, por fim, anexar o comprovante de matrícula em curso de graduação em geografia. Não há taxa de inscrição.

Processo de seleção

O processo de seleção se dará em duas etapas: a primeira, de entrevista, em que serão avaliados os critérios de compatibilidade com os objetivos do projeto de extensão; experiência acadêmica e/ou profissional; e disponibilidade para atuar no projeto de extensão. Na segunda etapa, os candidatos devem fazer uma prova escrita, em que serão avaliados os conhecimentos na área do projeto.

O projeto

O “Nós propomos! Guarapuava: juventude educando-se na/com a cidade”, tem como temas centrais: as cidades sustentáveis; o protagonismo juvenil na construção de soluções ao território; e a formação de professores comprometidos com a formação para a cidadania territorial.

“São pessoas que podem pensar a cidade a partir da sua vivência. Crianças e jovens vivenciam a cidade. Existe uma cidade que pode acolhê-lo, educá-lo ou deseducá-lo e, para isso, é importante que ele tenha um olhar. A geografia tem essa contribuição ao meu ver, que é um olhar para a cidade, que pode pensar uma cidade de inclusão, que eduque, seja justa e sustentável”, explica a coordenadora do projeto, professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes.

Vinculado ao departamento de Geografia da Unicentro, Câmpus Cedeteg, a ideia é construir a autonomia de pensamento por meio do envolvimento dos estudantes em todo o processo – elaboração, execução e avaliação de situações problema – desenvolvendo a cidadania territorial, por meio do sentimento de pertencimento e compromissos comunitários.