Mestrado Profissional em Enfermagem está com inscrições abertas para primeira turma

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) está com inscrições abertas para o ano letivo de 2024. Esta é a primeira turma do mestrado, que ofertará até 16 vagas, número que poderá ser ampliado resguardada a capacidade de orientação do corpo docente.

O Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde é resultado de um esforço coletivo e cooperativo entre professores da Unicentro, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), e surgiu da necessidade de qualificação profissional em Atenção Primária à Saúde no âmbito das três regiões de abrangência das universidades associadas.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, além de promover a educação permanente de profissionais de saúde. Sua fundação se baseia na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS).

Podem concorrer profissionais com formação na área da saúde conferidas por diploma de graduação reconhecido pelo MEC: enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, terapeutas ocupacionais e graduados em saúde coletiva.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas através do formulário até o dia 8 de abril. Os interessados devem anexar os documentos necessários e fazer o pagamento de uma taxa de R$200, que deve ser paga via boleto bancário gerado neste link. O pagamento deverá ser realizado até a mesma data de término das inscrições, 8 de abril. O edital de homologação das inscrições será divulgado no dia 10 de abril.

Os interessados podem optar pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do programa: “Atenção integral à saúde aos usuários da APS” ou “Gestão na APS”. O processo seletivo terá três etapas. A primeira será uma prova de conhecimentos específicos, a ser realizada no dia 19 de abril. A segunda etapa, que será realizada entre 6 e 8 de maio, é a de entrevista, avaliação e arguição sobre o projeto de Produção Técnica-Tecnológica (PTT), entregue no ato da inscrição. E por fim, a terceira etapa, entre os dias 20 e 22 de maio, será a análise de currículo lattes, devidamente documentado, entregue no ato da inscrição.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 3 de junho e as datas das matrículas serão informadas em edital específico. As aulas estão previstas para iniciarem no mês de junho.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero