Estudantes de Educação Física promovem 8º Festival de Dança e Ginástica

A 8ª edição do Fedagin, o Festival de Dança e Ginástica, contou com performances e apresentações de diferentes estilos de expressão corporal. O evento é organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Educação Física do Câmpus Cedeteg. “O Fedagin é uma forma de divulgar o curso de Educação Física e também experienciar movimentos de dança, além de que os acadêmicos têm a oportunidade de planejar, organizar e executar um evento de dança”, explica a professora do curso de Educação Física e coordenadora do evento,  Eliane Bacil.

Além das apresentações dos próprios alunos do curso, o evento também contou com a participação de academias de dança de Guarapuava e região, e explorou diferentes estilos – desde a música sul-coreana com o grupo Glassy; a dança gaúcha apresentada pelo Centro de Danças Gaúchas Orgulho Pampeano; até as acrobacias aéreas executadas pelo grupo Voart.

O festival também contou com a presença do Grupo UniMooving, que faz parte de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Educação Física de Irati, e reúne acadêmicos e comunidade externa com propostas para dançar e fazer ginástica. “Esses eventos são fundamentais para o processo de formação dos acadêmicos, porque eles trazem experiências de como se organiza um evento, eles mesmos participam e criam apresentações tanto de ginástica quanto de dança. Então, a gente entende que atividades assim são valorosas no processo de formação e trazem experiências tanto de ensino quanto de extensão”, comenta a professora Debora Gomes, do departamento de Educação Física do Câmpus de Irati.

A acadêmica Maria Rita Bernardino, está participando do Fedagin pelo segundo ano consecutivo. Desta vez atuando na organização do evento, destaca que, apesar da correria, a experiência foi muito importante para ela. “Eu sempre fui da dança desde pequena, então cresci com essa cultura. Aqui em Guarapuava, a dança é mais forte, por isso é importante mostrar para o povo que tem que incentivar mais essa cultura, tem que mostrar que é bonito e que é arte”, explica.

No total, o Fedagin abriu espaço para 18 apresentações. Atrações que agradaram não só os alunos e professores participantes, mas também quem foi prestigiar. “É muito bom ver que as pessoas aqui em Guarapuava, procuram isso, esse acesso à arte, isso é muito importante. Ver essa casa cheia é muito bonito”, destacou a aluna de Arte,  Isabela Silvestrin. “Eu gostei muito do Fedagin. É importante ter esses eventos na cidade, porque traz cultura, traz arte e diversidade musical também”, complementou a espectadora Balbiana Seleme.

Confira as imagens do evento no Banco de Imagens da Unicentro.

Por: Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado