Professora da Unicentro recebe dois prêmios internacionais por pesquisa inovadora em Química

Em um reconhecimento ao seu talento e dedicação à pesquisa, a professora Maria Lurdes Felsner, do Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi recentemente agraciada com dois prêmios internacionais. As condecorações, nas categorias “Mulher Pesquisadora” e “Melhor Pesquisador”, destacam sua excelência como cientista e a inovação do trabalho realizado.

O prêmio de “Mulher Pesquisadora”, concedido no International Research Awards on Fiberreinforced Polymer (Prêmio Internacional de Pesquisa em Polímero Reforçado com Fibra, em tradução livre) reconhece e celebra o papel fundamental das mulheres na ciência. A cerimônia de premiação fará parte da 12ª Fiberreinforced Polymer Conference, realizada nos dias 24 e 25 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Já a láurea de “Melhor Pesquisador”, veio na categoria “Estratégias de Inovação”, do International Research Awards on Strategic Management and Business Strategy (Prêmio Internacional de Pesquisa em Gestão Estratégica e Estratégia de Negócios, em tradução livre). A premiação integra a 13ª Business Strategy Conference, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio, em Paris, na França.

“Eu acredito que ser agraciada com esses dois prêmios de pesquisa seja resultado da qualidade e do impacto científico da pesquisa desenvolvida, que permitiu a criação de estratégias inovadoras de classificação para açúcar mascavo, as quais fazem uso de ferramentas de inteligência artificial. Além disso, esses resultados ressaltam a qualidade de pesquisa desenvolvida em meu grupo de pesquisa e pela aluna de doutorado, Vandressa Alves, autora da publicação que levou a essas premiações”, relata a docente da Unicentro.

Pesquisa inovadora com açúcar mascavo

Vandressa Alves, aluna de doutorado da Unicentro e também autora do artigo.

Ambos os prêmios foram conferidos em virtude de um artigo publicado neste ano, fruto de uma pesquisa originada no Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Unicentro (PPGQA). Desde 2014, a docente vem realizando pesquisas com alunos de iniciação científica dos cursos de Química e de Farmácia e de pós-graduação do PPGQA, que visam elucidar a composição química dos derivados de cana de açúcar, incluindo melado de cana e açúcar mascavo. As pesquisas resultaram em quatro publicações internacionais em periódicos de alto fator de impacto, em uma dissertação de mestrado e duas teses de doutorado.

“Dando continuidade aos estudos sobre a qualidade e segurança alimentar do açúcar mascavo, sob minha orientação e co-orientação do professor Vanderlei Aparecido de Lima, docente do PPGQA, o qual auxiliou na criação dos modelos de classificação, a aluna de doutorado, Vandressa Alves, desenvolveu de forma totalmente inovadora modelos de classificação de açúcar mascavo. O resultado desse esforço de pesquisa foi a criação de três classes para a coloração do açúcar mascavo (claro, padrão e escuro), as quais foram baseadas na variabilidade de sua composição química”, conta Maria Lurdes Felsner.

Os modelos de classificação permitem que a indústria alimentícia padronize o açúcar mascavo, usado como ingrediente em diferentes segmentos, como panificação e confeitaria. Para a docente da Unicentro, outro aspecto a ser ressaltado dessas metodologias é ter características desejáveis e que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Como trata-se de uma estratégia totalmente inovadora para a classificação de açúcar mascavo, não descrita antes na literatura científica, despertou o interesse do periódico em que foi publicada e também levou a minha indicação a dois prêmios internacionais de pesquisa”, disse.

Incentivo e inspiração para a comunidade acadêmica

Maria Lurdes Felsner expressou sua gratidão pela honra e reconhecimento. “Receber o reconhecimento internacional como pesquisador e profissional da química é muito gratificante. Esse reconhecimento estimula, não só a minha busca por excelência no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, mas também dos alunos de iniciação científica e de pós-graduação envolvidos com essas áreas de pesquisa”.

Para ela, o destaque em uma área tão exigente reflete também a missão da Unicentro em propiciar a produção, acesso e disseminação do conhecimento científico. “A Química é uma área de pesquisa bastante exigente e competitiva, com excelentes pesquisadores ao redor de todo o mundo e que tem um papel decisivo e impactante na qualidade de vida da sociedade. Então, conseguir publicar os nossos resultados de pesquisa em periódicos de alto fator de impacto, nos permite maior visibilidade no cenário internacional e maior destaque para a Unicentro, como instituição promotora de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Fluxograma indicando as etapas da pesquisa que levou a publicação.

Diferentes amostras de açúcar mascavo que possibilitaram a classificação por cor.