Ciência e interação marcam noite de Mostra de Pedagogia

Ciência e interação marcam noite de Mostra de Pedagogia

O Câmpus Santa Cruz recebeu, nesta quinta-feira (07), uma mostra pedagógica organizada pelo 3º ano do curso de Pedagogia da Unicentro. O objetivo da atividade foi socializar o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento de um projeto de extensão que integra os cursos de Pedagogia e Biologia. A mostra foi realizada no Jardim de Inverno, e contou com a presença da comunidade e de alunos do curso de magistério do Colégio Visconde.

A exposição trouxe materiais desenvolvidos com foco em diversas áreas da Biologia, como Embriologia, Zoologia, Botânica e Astronomia. Além disso, alguns grupos também desenvolveram materiais sobre as estações do ano e a sensorialidade. Amanda Gabriela Siqueira é uma das alunas do projeto. O grupo dela desenvolveu a “Caixa da verdade” que identifica os germes das mãos. “O nosso tema é Citologia, que é uma parte da Biologia que estuda as células e serve, exatamente, para identificar os grupos dos germes que são unicelulares ou pluricelulares”, explica. Já Joelma Ligoski, que também integra o projeto, apresentou um planetário para mostrar como funciona o sistema solar e as constelações. Ela também exibiu, por meio de uma montagem com um guarda-chuva, a disposição dos planetas. “A gente aprende como trazer coisas diferentes para a sala de aula, sair um pouco do papel e lápis”, destaca a estudante, sobre a importância de ensinar as crianças de maneiras diversas.

O projeto também é uma oportunidade de troca de experiências. Os alunos de Pedagogia aprendem sobre diversos assuntos e têm contato, por exemplo, com os laboratórios de Biologia do Câmpus Cedeteg – uma oportunidade para que os acadêmicos expandam a bagagem de conhecimento. “Por exemplo, eu e a minha dupla, a gente estava trabalhando sobre o mundo dos terrários. Foi algo que eu nunca imaginei que ia estar trabalhando”, compartilha Rafael dos Santos, do curso de Pedagogia.

Marcelo Pontes faz parte da quinta turma de Pedagogia do Campo chamada Abayomi Marias – Encontro Precioso das Marias – e apresentou os trabalhos desenvolvidos por 23 alunos. Entre os trabalhos estavam conteúdos relacionados à cultura africana, jogos, brincadeiras e formas de usar o geoplano, uma ferramenta utilizada no ensino da Geometria plana. “São as formas de usar o geoplano, sabendo que ele não é só o quadrado, mas nós temos também outras formas”.

Amanda Folchini, estudante do curso de magistério no Colégio Visconde, ressalta que a experiência com a mostra foi ótima, já que, ainda neste ano, fará estágio sobre ensino de ciência. “Está sendo uma experiência incrível assistir a todas as apresentações, isso vai agregar na nossa carreira”, avalia.

A professora Eliziane de Fátima Alvaristo, do departamento de Pedagogia, explica que a ideia do projeto é apresentar uma abordagem ‘Ciência, Tecnologia e Sociedade’ (CTS)  já nos primeiros contatos que a criança estabelece com a noção do que é ciência. “A gente traz a visão da Biologia, aplica na Pedagogia para que a gente consiga desenvolver esses materiais que são específicos para alunos de primeiro a quinto ano”, pontua.

A mostra, destaca a professora, compartilhou a importância de ensinar as crianças – de forma prática – sobre o mundo ao redor delas. Os resultados apresentados mostram que o projeto desenvolvido busca adaptar a teoria científica para a linguagem infantil e o grande desafio, nesse sentido, é transformar as experiências do cotidiano em conhecimento científico.  Além disso, os acadêmicos também aprendem como criar planos de aula de forma criativa para enriquecer o conhecimento levado aos pequenos. “A gente quer mostrar, pedagogicamente, como é possível sim trabalhar com materiais e recursos didáticos que, muitas vezes, as escolas não têm”, finaliza Eliziane.

 

Sobre o Projeto

O projeto de extensão “Formação pedagógica na área de Ciências Naturais nos anos iniciais: integração da prática de ensino entre licenciaturas da Unicentro – PR” foi idealizado pela professora Ana Lúcia Crisóstimo, do departamento de Biologia, em 2012. A atividade integra os cursos de Biologia e Pedagogia da Unicentro, com o objetivo de levar conteúdos de ciência para o ensino fundamental, espaço de atuação dos pedagogos.

Dentro do projeto, os acadêmicos de Biologia ministram cursos para os estudantes de Pedagogia que, com base no que aprendem, criam os materiais que foram expostos na mostra e que também serão utilizados no estágio obrigatório do curso.

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Deixe um comentário