Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática realiza aula inaugural do ano letivo 2024

Na última quinta-feira (29), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEn) da Unicentro deu início às suas atividades para o ano letivo de 2024 com uma aula inaugural marcante. O evento, que contou com a participação de professores, estudantes e autoridades acadêmicas, teve como destaque a palestra da renomada professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O coordenador do PPGEn, professor Márcio André Martins, deu as boas vindas aos novos estudantes e destacou a trajetória do programa que completa uma década. “Além de ser a primeira aula do ano letivo de 2024, esse ano nós estamos completando 10 anos, é um momento muito especial para nós. Nós já tivemos 94 dissertações defendidas, 94 produtos educacionais que foram construídos, então o foco do nosso programa é a formação do professor pesquisador. É aquele profissional que problematiza a sua prática e busca alternativas e soluções com base em um sólido referencial teórico e metodológico. A nossa missão é contribuir para o cenário educacional da região de abrangência da Unicentro”, declara.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, acolheu os novos mestrandos, ressaltando a qualidade do corpo docente e do trabalho realizado pelo programa. “Eu tenho a certeza que o PPGEn tem feito a diferença e vai continuar fazendo. Esses professores sempre estão pensando no ensino, sempre estão pensando na boa formação e na capacitação dos nossos pós-graduandos. Aos nossos novos ingressantes, sejam muito bem-vindos e, quem sabe, vocês farão parte da primeira turma de doutorado do nosso programa. Vamos juntos conquistar o doutorado aqui no nosso programa em breve”, disse.

Com o tema “O Movimento de Constituição da Identidade Profissional Docente em Processos Formativos”, a palestra da professora Márcia Cyrino trouxe reflexões profundas sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos educadores, especialmente no contexto do ensino de ciências naturais e matemática. “Faz parte da nossa história como educadores projetar coisas muito grandes, só que nós temos que procurar olhá-las aos poucos. As coisas não são simples e não se dão de um dia para o outro, há todo um processo de construção. Essa discussão da identidade profissional docente é possível e é cabível em qualquer área do conhecimento”, afirmou a palestrante.

Além de abordar aspectos teóricos relacionados à identidade profissional docente, Márcia Cyrino também trouxe exemplos práticos e experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. “É uma honra participar desse momento, um grupo com 10 anos, novos alunos chegando agora para iniciar as suas tarefas. Eu procuro trazer um pouco da minha trajetória como pesquisadora para que vocês possam conhecer um pouco e ter um pouco de paciência, porque no mestrado a gente acha que vai mudar o mundo”, disse.