Unicentro e Universidade de Lisboa firmam parceria em projeto educacional

Em uma noite repleta de significativos marcos educacionais, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade de Lisboa estreitaram laços para a continuidade do projeto “Nós Propomos! Guarapuava”. O evento ocorreu na última terça-feira (28) e contou com a presença de acadêmicos, docentes da universidade e das escolas participantes, além de autoridades locais.

A assinatura do termo de compromisso entre a Unicentro e a Universidade de Lisboa marca a continuidade das atividades do projeto de pesquisa e extensão “Nós propomos! Guarapuava: juventude educando-se na/com a cidade”. A iniciativa é vinculada ao grupo de pesquisa e extensão Educação Geográfica e Cartografia para Escolares (Educartgeo) da Unicentro, integrada à rede iberoamericana do “Nós Propomos!”, que envolve vários países e tem como sede a Universidade de Lisboa.

O projeto tem como temas centrais: as cidades sustentáveis, o protagonismo juvenil na construção de soluções ao território e a formação de professores comprometidos com a formação para a cidadania territorial. “São pessoas que podem pensar a cidade a partir da sua vivência. Crianças e jovens vivenciam a cidade. Existe uma cidade que pode acolhê-lo, educá-lo ou deseducá-lo e, para isso, é importante que ele tenha um olhar. A Geografia tem essa contribuição ao meu ver, que é um olhar para a cidade, que pode pensar uma cidade de inclusão, que eduque, seja justa e sustentável”, explica a coordenadora do projeto, professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes.

Representando a Universidade de Lisboa, o professor Sérgio Claudino Loureiro Nunes destaca a participação de escolas da educação básica, integrando estudantes e professores, acadêmicos e professores universitários, em um processo de formação colaborativa. “É um projeto que tem um claro propósito de cidadania territorial, convocar os jovens a olharem para a cidade, na consciência de que a construção da cidade e da comunidade é uma construção coletiva. Nós desafiamos os jovens a olharem para a cidade para identificarem os problemas, selecionarem esses problemas e realizarem trabalho de campo sobre os mesmos e apresentarem propostas de solução. Queremos construir cidadãos proativos”, afirma.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou a parceria e destacou a importância da participação da universidade na comunidade. “Conheci o projeto ‘Nós Propomos!’ há cerca de dois a três anos. Às vezes nós complicamos, o jovem tem a forma de tentar resolver de uma forma ‘simples’, podemos dizer, mas, principalmente, sempre pensando no coletivo. Esta é a cara da universidade pública, ela precisa estar na comunidade, auxiliando a comunidade nos seus problemas, na solução desses problemas”.

Lançamento do livro sobre o Nós Propomos! Guarapuava

Um dos frutos dessa parceria, o livro “Formação de Professores de Geografia no Projeto Nós Propomos! Guarapuava – Contribuições Pedagógicas para a Agenda da ONU de 2030” sistematiza as ações realizadas no ano de 2022. O objetivo é contribuir com discussões sobre a formação cidadã de jovens da educação básica e de professores por meio da problematização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da ONU para 2030. Lançada na noite de terça-feira (28), a obra reúne contribuições valiosas dos pesquisadores envolvidos no projeto e destaca a importância da educação geográfica na formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios do século XXI.

A seguir, o público conferiu uma palestra proferida pelo professor Sergio Claudino, intitulada “Geografia e Educação em Portugal. Século XXI. Paradigmas oficiais e código disciplinar”.