Departamento de Filosofia da Unicentro realiza 21ª Semana de Filosofia e 12ª Semana PET-Filosofia

Na noite da última segunda-feira (27), o Departamento de Filosofia da Unicentro realizou a abertura da 21ª Semana de Filosofia e da 12ª edição da Semana PET-Filosofia, que têm como tema principal “Filosofia em tempos de inovação”. Realizados conjuntamente, os eventos têm como propósito a divulgação científica e das atividades realizadas pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) na Unicentro.

Os objetivos principais da Semana de Filosofia são expor e debater temas filosóficos entre acadêmicos, professores e convidados externos, como explica o coordenador do evento, professor Marciano Adílio Spica. “Neste ano, escolhemos a questão da inovação e convidamos pesquisadores de renome nacional para discutir questões contemporâneas que envolvem direta ou indiretamente tal conceito”, explica.

O docente ainda destaca que o evento tem uma importância muito grande para os acadêmicos, pois faz com que eles adquiram conhecimentos que estão além da sala de aula. “Para os estudantes, esse evento é muito importante porque é um momento deles manterem contato com pesquisadores em filosofia de renome nacional, conhecendo seus trabalhos e podendo discutir com eles ideias e hipóteses filosóficas. Também é um momento em que os próprios estudantes podem divulgar seus trabalhos de pesquisa de iniciação científica e discutir os rumos de seus trabalhos”, ressalta.

A palestra de abertura do evento intitulada: “Cognição Estendida e a Linguagem da Ciência Cognitiva” foi ministrada pelo professor Léo Peruzzo Júnior, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e foi acompanhada por mais de 60 estudantes.

A 21ª Semana de Filosofia e 12ª Semana PET-Filosofia segue com programação até quinta-feira (30).

29/11/2023
13h30 – 15h30 – Apresentações de comunicações
16h00 – 18h30 – Mesa redonda: Inovações, bem-estar e filosofia: Bruno Aislã Gonçalves dos Santos (Filosofia/Unicentro); Claucir Roberto Schmidtke (Ciências Econômicas/Unicentro); David Livingstone (Medicina/Unicentro) | Local: Miniauditório do Câmpus Santa Cruz
19h – 22h30 – Conferência – “Habermas e a nova reforma estrutural da esfera pública: fake news e inteligência artificial”, ministrada pelo professor Charles Feldhaus (UEL). | Local: Miniauditório do Câmpus Santa Cruz

30/11/2023
13h30-15h30 – Comunicações
16h -18h30 – Comunicações
19h- 22h30 – Conferência de encerramento: “AI e utilitarismo ideal” – Fernanda Belo Gontijo(UFMG). | Local: Miniauditório do Câmpus Santa Cruz.