Equipe da Unicentro participante da Operação Rondon Paraná recebe homenagem da Câmara Municipal de Guarapuava

A noite da última terça-feira (28) foi marcada por muita emoção. Isso porque os integrantes da equipe da Unicentro, participantes da Operação Rondon Paraná 2023, receberam uma homenagem na Câmara Municipal de Guarapuava.

Onze participantes estiveram presentes na sessão, representando todo o grupo, que é composto por 24 pessoas. A assessora técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e coordenadora institucional da Operação Rondon Paraná, Mônica Cristina Nunes, destaca a emoção desse reconhecimento. “Isso demonstra a importância que a extensão tem. A extensão, como eu sempre falo, não caminha sem o ensino e sem a pesquisa. Para mim, a extensão universitária leva o tripé para a sociedade, para a comunidade. Esse reconhecimento demonstra a importância disso e vem para consolidar o trabalho da Pró-Reitoria de Extensão da instituição”, afirma.

Nesta edição, o projeto atendeu cerca de 15 mil cidadãos de sete municípios paranaenses durante os 11 dias de projeto. Foram 372 ações extensionistas, realizadas por 150 estudantes e 28 professores das sete universidades estaduais do Paraná.

“É muito especial virmos receber essa homenagem hoje, porque realmente foi um trabalho árduo. É bom ver que todo esse trabalho foi reconhecido e é muito especial estar aqui recebendo essa homenagem”.

Isabelle Marques, acadêmica de jornalismo

A coordenadora institucional da Operação Rondon Paraná, Mônica Cristina Nunes, ao lado da vereadora Beatriz Neves, autora do requerimento (foto: Coorc).

Isabelle Marques, acadêmica de jornalismo, faz um balanço sobre os dias da operação e revela que receber essa homenagem é um reconhecimento que fecha com chave de ouro tudo o que foi vivido e aprendido durante essa experiência. “Eu acho que quando nos doamos 100% para as pessoas, nós recebemos muito em troca também. É muito especial virmos receber essa homenagem hoje, porque realmente foi um trabalho árduo. Foram 11 dias 100% imersos naquela comunidade, com aquelas pessoas. É bom ver que todo esse trabalho foi reconhecido e é muito especial estar aqui recebendo essa homenagem”, comenta.

Esse reconhecimento, que foi uma surpresa para a equipe, também é visto como uma forma de incentivo às próximas gerações de rondonistas. “Foi realmente um presente, uma surpresa ver o nosso trabalho sendo reconhecido, porque nós fomos até lá voluntariamente. Ter esse reconhecimento é algo muito legal e eu acredito que isso vá incentivar os próximos alunos a participarem e a terem essa experiência que realmente marca a nossa vida”, conta Beatriz Matioli Vieira, acadêmica do curso de Medicina.

Para a vereadora Beatriz Neves, autora do requerimento, a moção de aplausos e congratulações é mais do que justa, uma vez que a ação dos acadêmicos e docentes da Unicentro representa uma contribuição para toda a população paranaense. “Eu acredito que é muito importante agradecer a Unicentro por fazer parte desse projeto. Afinal, é um projeto em que nós estamos disponibilizando os nossos acadêmicos, pessoas aqui da nossa cidade, para levar coisas boas e trabalhar com pessoas que precisam. É muito digno prestar essa homenagem e é também uma forma de agradecer a universidade por fazer esse trabalho com as pessoas que tanto precisam”, pontua.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas e a diretora de Extensão, professora Vania Gryczak. Para ambos, essa homenagem é motivo de orgulho não só para os participantes, mas para toda a universidade. “Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos. Afinal, eles saem de Guarapuava e ficam dias fora de casa atendendo comunidades carentes, pessoas que estão em vulnerabilidade social. Ver a marca que a extensão faz nos nossos alunos e nos nossos professores não tem preço”, relata Vania.

Segundo Ademir, a noite foi marcada por um misto de sentimentos que mesclam a gratidão aos acadêmicos, professores e agentes universitários envolvidos na Operação Rondon Paraná e também à Câmara de Vereadores pelo reconhecimento. “É muito gratificante para a Unicentro, para as pessoas que estão aqui, os professores, acadêmicos e agentes universitários, receberem essa homenagem. Isso é um ponto alto das ações que são feitas. Afinal, tudo que é bem feito e feito com carinho, disposição e com força de vontade, aparece. Agradecemos a vereadora professora Bia pelo reconhecimento e por essa proposta de moção, porque assim conseguimos também divulgar as ações da universidade para outros vereadores e para as pessoas que estão aqui na plenária”, finaliza.