Entrega de menções honrosas às melhores pesquisas encerra o 32º EAIC

Na manhã desta quinta-feira (23), a Unicentro realizou a premiação dos melhores trabalhos do 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). No total, 591 trabalhos foram apresentados no evento, que nesta edição integra a programação da 8ª Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro (Siepe), como reforça o professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da universidade. “A Siepe é uma semana de reflexão, planejamento, estudo e apresentação de resultados. É uma semana em que a universidade vive, transpira e respira, ensino, pesquisa e extensão. Ela é fundamental para cada ator na sua área poder divulgar seu trabalho, poder aprender um pouco mais com outros trabalhos e fazer conexões”.

Durante a cerimônia, foram premiados os três melhores trabalhos de cada área do conhecimento. A avaliação foi feita pelos membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de acordo com critérios como a relevância e a originalidade da pesquisa. “A premiação é importante para valorizar aqueles que tiveram os melhores resultados, mas também para motivar aqueles que não conseguiram neste ano, para que possam tentar novamente, com uma nova pesquisa”, pontua o vice-reitor.

Além do EAIC, foi realizado neste ano o 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC-Jr), que reuniu 62 pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio, sob a orientação de docentes da Unicentro. Esses trabalhos também foram avaliados e os melhores apresentados em cada câmpus foram premiados.

Pesquisas apresentadas por alunos do ensino médio no EAIC-Jr também foram premiadas (Foto: Coorc)

Marcos Ventura Faria, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unicentro, explica que a premiação não só serve como um estímulo aos estudantes e futuros cientistas, mas também para consolidar o trabalho desenvolvido durante o último ano. “Essa entrega vem para coroar o trabalho de um ano inteiro. Um trabalho que vai desde o lançamento dos editais, das inscrições, das seleções dos projetos, dos bolsistas, enfim, de todos os alunos e profissionais envolvidos”, afirma o professor.

Estudante do 5º ano do curso de Agronomia, Mateus Bertolini da Silva foi um dos alunos homenageados pela menção honrosa. Ele ficou em primeiro lugar na área de Ciências Agrárias, com o trabalho ‘Efeito de microrganismos na produtividade de minitubérculos em aeroponia’, sob orientação do professor Jackson Kawakami. “Isso é um reconhecimento de todo o esforço dedicado por mim e pelo professor. Nos cinco anos de curso, estou desde o primeiro acompanhando o pessoal no laboratório sob orientação do professor Jackson. Então, é gratificante”, comenta o estudante, que participa do processo de pesquisa desde a Iniciação Científica Júnior, quando ainda estava no ensino médio.

Para seu orientador, professor Jackson Kawakami, além do reconhecimento, a premiação é também uma maneira de incentivar os alunos a continuarem no mundo da pesquisa. “A dedicação desses alunos à pesquisa vai auxiliá-los nas atividades profissionais, pois eles poderão colocar em prática muito do que aprenderam na Iniciação Científica, utilizando o método científico”, explica.

Com o trabalho ‘Investigação internacional sobre o conhecimento produzido na literatura científica envolvendo a condição de saúde de mulheres brasileiras em situação de privação de liberdade’, a estudante Bruna Eduarda Schreiner de Oliveira, sob orientação da professora Kátia Pereira de Borba, ficou na segunda colocação da área de conhecimento Ciências da Saúde. Em sua segunda iniciação científica, o sentimento de alegria veio junto com a premiação. “Isso vem para premiar nosso esforço do ano inteiro. Durante o processo, é muito surto, muito caos, mas aí fica o sentimento de que valeu muito a pena, né? Eu acho que é muito legal e é um incentivo até para as outras pessoas”, comenta a acadêmica de Enfermagem.

Independente da premiação, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca a qualidade de todos os trabalhos científicos apresentados. “O comitê do CNPq elogiou muito os trabalhos de forma geral. A Iniciação Científica Jr também foi muito bem falada. Eu deixo aqui registrado os nossos parabéns a todos os orientadores e orientandos do nosso Programa Institucional de Iniciação Científica, que tanto nos orgulha”, finaliza.

Confira a lista completa dos ganhadores do EAIC e do EAIC-Jr