Conexão entre academia, mercado e governo pauta o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Governo do Estado promove o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, na Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Realizado pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e parceiros, o encontro é um marco no fortalecimento do ecossistema de inovação do Paraná.

Com o tema “Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná”, o evento reúne estudantes, acadêmicos, empresários, pesquisadores, gestores dos ambientes promotores de inovação e entusiastas com uma programação voltada para o desenvolvimento regional e a articulação de parcerias estratégicas. No primeiro dia de encontro foi realizada a entrega da certificação do credenciamento aos 189 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Separtec, a entrega do Prêmio Habitats PR de Inovação por parte do Sebrae, além do anúncio de recursos da ordem de R$ 34 milhões para o fomento de ambientes promotores de inovação de todas as regiões do Paraná.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ressaltou a importância da atuação dos quatro pilares – Academia, Mercado, Sociedade e Governo – para um crescimento econômico e social. “O movimento da inovação está ancorado nessa articulação entre poder público, academia e setor produtivo empresarial como fundamentais para que efetivamente ciência, tecnologia e conhecimento possam produzir resultados práticos que impactem a vida da sociedade. Nós esperamos que o Estado do Paraná possa se desenvolver cada vez mais, em um desenvolvimento equilibrado em todas as regiões e que o fio condutor deste movimento seja efetivamente o fio condutor da ciência orientada a solução de problemas, em uma articulação entre o governo, academia e o setor produtivo empresarial”, afirma.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço para debates, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para um desenvolvimento tecnológico e socioeconômico em todo o território paranaense. “Esse ano o encontro vai discutir a conexão necessária e importante entre setor produtivo empresarial, as nossas universidades, o governo e a sociedade para gerar novos negócios. Nós entendemos que a inovação é um instrumento importante para o desenvolvimento local, por isso é importante reunir as boas práticas do que está acontecendo nas nossas universidades, no setor produtivo empresarial, no governo para que a gente possa vislumbrar o nosso futuro”, disse o secretário executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins.

Os parques tecnológicos e ambientes de inovação do Paraná têm desempenhado um papel importante no crescimento econômico da região. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou o papel da academia nesse ciclo. “É na academia que se tem a formação, é na academia que se traz a inovação, é na academia que se desenvolve tecnologia, então é fundamental que a academia esteja neste elo de inovação do nosso Estado e dos parques tecnológicos. Esta visão de desenvolvimento do Estado, de inovação, de empreendedorismo passa por muitas incubadoras e as incubadoras, na sua maioria aqui no nosso Brasil, estão vinculadas à universidades. Nós temos três incubadoras credenciadas pelo Separtec, então a Unicentro tem feito e vai fazer ainda mais a diferença aqui na nossa região”, disse.