Abertura da Siepe aborda protagonismo e impacto das universidades na sociedade

Abertura da Siepe aborda protagonismo e impacto das universidades na sociedade

A noite dessa segunda-feira (20) reuniu centenas de acadêmicos, docentes e autoridades para a abertura oficial da 8ª edição da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro, a Siepe. 

O Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, ficou lotado para a abertura do evento, que também foi transmitido para os demais câmpus da instituição. O tema escolhido para esta edição da Semana foi o “Protagonismo e a Importância da Universidade na Sociedade”. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a temática proposta é um ponto chave ao falarmos das universidades públicas. “Nós podemos refletir com algumas perguntas: o que seria de Guarapuava e de Irati sem a nossa Unicentro? A universidade traz, não somente o ensino, mas também as ações. Nós temos as nossas clínicas que prestam serviços à comunidade, temos nossos serviços nas mais diversas áreas de atuação. Isso é impactar diretamente a sociedade”, enfatiza.

A professora Evanilda Souza Santana de Carvalho (UFES) foi a responsável pela conferência de abertura do evento (Foto: Coorc)

Evanilda Souza Santana de Carvalho, vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, também reforça esse ponto. Palestrante da noite, a professora destaca, ainda, a necessidade de uma universidade conhecer seu território, seu passado e seu presente para definir seu futuro. “É um momento bem interessante de a gente refletir o que nós queremos construir daqui para frente”, afirma.

A docente ressalta a importância desse tipo de intercâmbio entre universidades para aprimorar as discussões e o conhecimento difundido. “Quando a gente quer ir rápido, a gente vai sozinho, mas se a gente pretende ir longe, a gente precisa ir junto, de mãos dadas, pois esse é o senso de um trabalho coletivo. A universidade, pela própria palavra, fala em universo e esse universo que a gente constrói precisa considerar a diversidade de sujeitos, de atores que aqui adentram, e esse intercâmbio é uma forma de conseguirmos isso”.

Encontros Anuais de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Siepe é um evento que reúne os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. O evento representa um espaço valioso para a troca de conhecimento, reflexão sobre o papel da universidade e sua relação com a sociedade, promovendo um diálogo aberto e essencial entre a academia e a comunidade em geral.

Para Marcos Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seti), eventos como a Siepe são vitrines para mostrar à sociedade todo o trabalho desenvolvido pelas universidades. “A Seti tem apoiado esses eventos por entendermos a sua importância. Afinal, é por eles que a sociedade se informa de tudo o que é desenvolvido aqui dentro, toda a pesquisa, todos os projetos de extensão e de ensino”, destaca.

Durante os dias 21 e 23, a Siepe será palco dos encontros anuais de Iniciação Científica (EAIC), Iniciação Científica Internacional e Júnior (EAICI e EAIC-JR), Ensino (EAEN), Extensão (EAEX) e Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).

Para a pró-reitora de Extensão, professora Lucélia de Souza, esse é um momento importante para discutir e apresentar o trabalho que a instituição tem feito junto à comunidade. “A expectativa é promover discussões e troca de experiências sobre atividades extensionistas realizadas na Unicentro, impactando na formação dos estudantes bem como contribuindo para promover transformações sociais, melhorando a qualidade de vida da população”, salienta.

Pensamento corroborado pelo professor Marcos Faria, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. “A Siepe permite à Universidade conhecer todos os membros da comunidade acadêmica, conhecer o que está sendo desenvolvido na Universidade. É bastante importante promover essa interação entre as áreas e trazer também a visão dos membros externos, do que nós estamos desenvolvendo com a pesquisa, o ensino e a extensão “, reitera.

A professora Karina Worm Beckmann, pró-reitora de Ensino, enfatizou que a Siepe é uma oportunidade para a universidade mostrar sua relevância na pesquisa pós-pandemia e reafirmar seu compromisso com a sociedade. “Nós escolhemos como tema o protagonismo e a importância da universidade na sociedade porque foi em função de pesquisas, de atividades de extensão e do próprio ensino, que a sociedade está sendo reestruturada no período de pós-pandemia. Sem dúvida alguma as universidades têm um papel fundamental em superarmos aquela fase que foi difícil para todo mundo, e é por isso que, dessa vez, a ideia é mostrar a importância que nós temos e toda a contribuição que somos capazes de fornecer à nossa sociedade”, finaliza.

A Siepe

A Orquestra Filarmônica Lobo Guará fez a apresentação cultural da  primeira noite no Câmpus Santa Cruz (Foto: Coorc)

Realizada na Unicentro a cada dois anos, a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão chega à sua oitava edição com um amplo conjunto de atividades que visa a integração entre os diversos cursos da universidade. 

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e abrange atividades nos três câmpus universitários e nas unidades avançadas entre os dias 20 e 24 de novembro.

Ao longo da semana, estão programadas mais de 110 palestras, 55 minicursos, 22 mesas redondas, 22 oficinas, três workshops e diversas salas com apresentações de trabalhos. 

O objetivo é que essas atividades promovam a integração não apenas entre os membros da comunidade acadêmica, mas também com a sociedade em geral. “A expectativa é que todo mundo consiga fazer as trocas de conhecimento, de experiências nessas três pilares, e que a gente consiga mostrar para a sociedade a importância que é nós termos uma universidade pública de qualidade e gratuita como é a Unicentro”, ressalta Alexandra Bittencourt Madureira, professora responsável pela organização do evento.

Para os acadêmicos, a Siepe é muito mais que um encontro de troca de saberes. Ketelen das Graças Nery de Lima, acadêmica do 1º ano do curso de Secretariado Executivo, está participando do evento também como monitora. “É uma oportunidade de sair da sala de aula e aprimorar aquilo que você está aprendendo. E é uma forma de nos relacionarmos com outros cursos também. Com a Siepe, a gente se sente parte da universidade, e é grandioso ver esses corredores tão movimentados”, relata.

As inscrições para ouvintes seguem abertas até as 23h59 de hoje (21). A programação completa das atividades você confere no site da Siepe.

Deixe um comentário