Nove professores da Unicentro têm projetos aprovados na chamada universal do CNPq

Nove docentes da Unicentro foram contemplados com aprovações de projetos em resultado preliminar da chamada universal nº 10/2023, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Considerada uma das iniciativas mais prestigiadas para o financiamento de pesquisa no país, a chamada universal do CNPq tem como propósito apoiar projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Sua seleção é altamente competitiva, atualizando a excelência acadêmica e o impacto das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros.

Os nove professores da Unicentro que se destacaram e foram contemplados nesta seleção são:

Cristiano André Pott – Departamento de Agronomia

Eduardo da Silva Lopes – Departamento de Engenharia Florestal

Marcos Gehrke – Departamento de Pedagogia / Guarapuava

Méri Frotscher – Departamento de História / Irati

Rogério Bobrowski – Departamento de Engenharia Florestal

Sergio Fajardo – Departamento de Geografia / Guarapuava

Silvio Roberto Stefani – Departamento de Administração / Guarapuava

Waldir Nagel Schirmer – Departamento de Engenharia Ambiental

Yohandra Reyes Torres – Departamento de Química

As nove aprovações trazem um resultado bastante significativo para Unicentro, como pontua o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Marcos Ventura Faria. “Isso demonstra que dentro de nossa universidade temos pesquisadores e líderes de grupos de pesquisa alinhados com as demandas da pesquisa em nível nacional, cada um em sua área de conhecimento. Isso é bastante importante, pois além dos coordenadores desses novos projetos, esses projetos agregam vários outros pesquisadores como membros participantes das equipes desses projetos, envolvendo uma gama de outros professores em cada área”.

“Isso demonstra que dentro de nossa universidade temos pesquisadores e líderes de grupos de pesquisa alinhados com as demandas da pesquisa em nível nacional”

Marcos Ventura Faria, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

O pró-reitor ressalta ainda a amplitude dos projetos. “Essa modalidade do CNPq requer não apenas um líder, mas também uma integração de pesquisadores de outras instituições, tanto dentro como fora do Paraná, o que amplia a relevância regional e nacional dessas pesquisas”, disse. Além dos nove contemplados como coordenadores, ele destaca que outros pesquisadores da Unicentro participam de projetos propostos por outras instituições, como membros das equipes, o que acrescenta significativamente à qualidade da produção científica e ao avanço dos programas de pós-graduação.

Projetos

Essa conquista não apenas traz recursos valiosos para o desenvolvimento de pesquisas, mas também promove uma melhoria na qualidade da produção científica, refletindo em avanços nos programas de pós-graduação e impactos positivos a curto prazo para a pesquisa acadêmica. Para apresentar cada um dos projetos contemplados, uma série de reportagens sobre as propostas e os pesquisadores selecionados será produzida ao longo do mês de novembro.