Unicentro inaugura laboratórios do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e Check Preços

Na manhã desta terça-feira (31), a Direção do Câmpus Santa Cruz inaugurou dois laboratórios de grande importância para o curso de Ciências Contábeis: o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o espaço do projeto Check Preços. O evento reuniu alunos, professores e representantes dos órgãos parceiros, como o Procon Guarapuava e a Receita Federal.

O projeto Check Preços, uma colaboração entre o departamento de Ciências Contábeis da Unicentro e o Procon Guarapuava, visa fornecer informações sobre os preços dos produtos do comércio local, como explica o professor responsável, Marcos Kuhl. “Em maio e junho, fizemos um teste inicial com os alunos para coleta de dados de preços de produtos em supermercados de Guarapuava. Agora, estamos desenvolvendo um aplicativo para coletar e disponibilizar informações para o público em geral”, conta.

“Nós sempre priorizamos colocar os nossos espaços profissionais a serviço da comunidade, porque assim é feita a nossa devolutiva para a sociedade”

Christine Vargas, diretora do Câmpus Santa Cruz

Luana Esteche, coordenadora do Procon Guarapuava, enfatizou a importância da parceria com a Unicentro para a concretização do projeto Check Preços, programa que possui um importante papel na vida financeira dos consumidores do município. “Nós vimos na Unicentro um apoio para que esse projeto pudesse ser viabilizado. Isso é uma política pública de defesa do consumidor em prol de uma maior economia para os consumidores de Guarapuava”, afirma.

Em seguida, foi a vez do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), fruto da parceria entre a Unicentro e a Receita Federal, ser inaugurado. Liderado pelo professor Ivonaldo Brandani Gusmão, o NAF foi instituído em 2021, após um acordo de cooperação firmado entre a Unicentro e a Receita Federal, por meio da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, representada pela Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa (PR).

O laboratório se destina a oferecer suporte contábil à comunidade, além de promover projetos futuros, como educação financeira e assistência a pessoas endividadas. “Esse projeto só foi realizado devido às várias parcerias. Eu gostaria de agradecer à reitoria, que cedeu a sala e à direção do Câmpus Santa Cruz, que fez a reforma. Esse projeto trará para o nosso acadêmico uma outra forma de qualificação, pois é aqui que temos a teoria alinhada à prática”, pontua o professor.

A diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas, destacou o quão significativo são esses espaços para a formação dos alunos e o impacto na comunidade. “Estamos muito felizes por mais essa abertura em nosso câmpus. Nós sempre priorizamos colocar os nossos espaços profissionais a serviço da comunidade, porque assim é feita a nossa devolutiva para a sociedade”.

Palestra

Antecedendo as inaugurações, o renomado professor João Francisco Morozini proferiu uma palestra sobre a atuação do programa Paraná Empreende Mais na Unicentro. Sua apresentação destacou a importância do empreendedorismo e do programa para o ambiente acadêmico, destacando as oportunidades e os benefícios que o programa traz para a universidade.

O Programa Paraná Empreende Mais qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o estado. A iniciativa é  desenvolvida pelas unidades da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), nas sete universidades estaduais.