Unicentro tem oito projetos aprovados para Desenvolvimento Sustentável e Inovação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve oito projetos aprovados na primeira edição do edital de fomento do Programa da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), tem por objetivo incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

O intuito é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios e organizações da sociedade civil, localizadas no Paraná, e instituições de pesquisa científica e tecnológica, articuladas pelas universidades estaduais do Paraná e as respectivas fundações de apoio.

Contemplados pela Unicentro

Ao todo, os recursos aprovados para o desenvolvimento dos projetos totalizam quase R$ 2,5 milhões (R$ 2.469.790,12) a serem aportados em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de atender demandas de empresas, microempresas, microempreendedores, cooperativas e municípios.

As áreas prioritárias dos projetos selecionados foram: “Agricultura e Agronegócio”, “Cidades Inteligentes” e “Sociedade, Educação e Economia” e serão postas em prática nos municípios de Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, Londrina, Telêmaco Borba, e Paulo Frontin.

Das oito propostas aprovadas, três são provenientes de empresas incubadas na Incubadora Tecnológica da Unicentro (Integ), localizada no câmpus Cedeteg, em Guarapuava. São elas: Exatamente Soluções Educacionais, Organic e Prospecta.

Confira a lista de projetos contemplados:

Título do projeto Categoria Cidade Área prioritária Valor
Nivelamento online IA Microempresa e microempreendedor individual Guarapuava e Irati Sociedade, Educação e Economia R$ 260.202,00
Câmara Frigorífica Sustentável e Acessível para a Agricultura Familiar: Resolvendo Problemas de Energia e Logística Grandes empresas Ponta Grossa Agricultura e Agronegócio R$ 224.515,12
Desenvolvimento de estratégia para controle biológico do Psilídeode-concha em plantações de Eucaliptus Municípios,
Cooperativas e outras
formas de organização
Ponta Grossa,
Londrina e Telêmaco Borba
Agricultura e Agronegócio R$ 375.690,00
Desenvolvimento de biochar e adubo orgânico a partir da coleta
seletiva de grandes geradores