Projeto do Câmpus Irati promove aulas de literatura para a comunidade

Aproximar estudantes de obras literárias e prepará-los para as questões do vestibular. Foi com este objetivo que o projeto de extensão “A biblioteca na literatura do vestibular” ofereceu aulas gratuitas à comunidade de Irati. Ao longo de seis semanas, os participantes estudaram os 13 livros de literatura brasileira que constavam na lista de leitura obrigatória do Vestibular da Unicentro.

O projeto foi idealizado pela chefe da Divisão de Acervo da Biblioteca, Elaine Fernandes de Souza, e pela docente do Departamento de Letras, Avanilde Polak. Cada encontro abordou no mínimo duas obras. “Falamos sobre o contexto histórico e literário de cada obra. Algumas delas, como foram recorrentes em vestibulares anteriores, a gente discutiu questões das provas”, detalha a professora.

“O projeto me ajudou bastante. Foi uma experiência incrível e agora já estou dominando mais os conteúdos”, afirmou o participante Guilherme Recofka.

Para a professora Avanilde Polak, o primeiro ano do projeto já atingiu bons resultados.

O Vestibular da Unicentro, aplicado no último domingo (15), é composto por uma redação e 60 questões de múltipla escolha – sendo cinco delas de Literatura. Entre a lista de obras literárias exploradas há, desde clássicos da literatura brasileira, como Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, até obras mais atuais, como Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso.

“A leitura da obra na íntegra é sempre importante, mas sabemos que muitos estudantes não conseguem ler todas a tempo da prova. Por isso, tento trazer fragmentos do livro e do enredo para os encontros, para gerar maior compreensão possível”, explica Avanilde.

A docente ainda revela que o projeto despertou interesse de um público diverso. “Inicialmente, nós pensamos em vestibulandos como público-alvo, mas teve a participação de professores da rede estadual, que queriam aprofundar esse conhecimento, alunos do 2º ano do ensino médio, já com interesse em adiantar esse estudo. Foi bem bacana”, pontua.

Guilherme Recofka foi um dos participantes mais assíduos nos encontros. Ele terminou o ensino médio em 2021 e, desde então, tem se dedicado para ingressar no curso de Medicina. “Eu tenho mais facilidade com as matérias de exatas, então, o projeto me ajudou bastante. Foi uma experiência incrível as aulas com a professora e agora já estou dominando mais os conteúdos”, avalia.

Para a professora Avanilde, o primeiro ano do projeto “A biblioteca na literatura do vestibular” ainda foi experimental, mas já atingiu bons resultados. “Foi um projeto piloto, mas que teve a interação com a comunidade e que, pelo o que ouvimos, os alunos conseguiram ter uma noção geral das obras. É um projeto que pretendemos amadurecer e aprofundar para os próximos anos”, conclui.