Vestibular da Unicentro: Informações aos candidatos

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realiza neste domingo (15) as provas do Vestibular 2024 da instituição. A Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps) informa que os portões serão abertos às 13h, em todos os locais de provas, e a aplicação das provas terá início às 14h. A partir desse momento não será mais permitido o acesso aos locais de provas e, dessa forma, a orientação é de que os candidatos cheguem com antecedência, para evitar problemas que possam ocasionar atrasos.

Os candidatos devem ficar atentos ao ensalamento, que já está disponível no site do Vestibular da Unicentro, pois as provas não podem ser realizadas em outro local, além daquele que foi solicitado no ato da inscrição. Para fazer a prova, o candidato deve, necessariamente, apresentar um documento de identidade com validade nacional, de preferência documentos impressos, com fotografia e assinatura. Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) só serão aceitos se apresentados nos respectivos aplicativos governamentais, com usuário e senha, mediante comprovação da coordenação do processo seletivo.

As provas serão aplicadas nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.

Durante as cinco horas de provas – entre 14h e 19h – os vestibulandos terão que responder 60 questões de múltipla escolha e fazer a redação. Para a realização do processo seletivo, o candidato deve portar caneta de material transparente de tinta azul ou preta. Para a resolução das questões, lápis e borracha também são permitidos. Também será permitido que os candidatos consumam alimentos e líquidos, desde que estejam acondicionados em embalagem transparente e examinados pelos fiscais aplicadores.

Ao todo, são 6.872 estudantes que concorrem a 1.326 vagas, distribuídas em 62 ofertas de 42 cursos, nos três câmpus universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.

SOLICITAÇÕES DE ADIAMENTO DAS PROVAS – No decorrer da semana, a Unicentro recebeu vários pedidos de adiamento das provas, devido a problemas ocasionados pelas fortes chuvas em algumas cidades e também a bloqueios em algumas rodovias. Após diversas ponderações, a Universidade optou por manter as provas, considerando, principalmente, a grande dificuldade em adequar o calendário para essa mudança. A Unicentro preza por realizar seu Vestibular aos domingos, não aos sábados e dias úteis, tendo em vista o respeito à consciência religiosa e ao fato de muitos vestibulandos trabalharem durante a semana. Além disso, os demais fins de semanas já possuem outros vestibulares previstos e isso afetaria também aqueles que farão provas em outras universidades. Inclusive, as provas deste ano foram antecipadas, justamente para não coincidir com outros vestibulares.

A Reitoria da Unicentro e a Coorps entendem e se solidarizam com a situação dos afetados pelas chuvas, mas informam que adiar um evento desse porte não é simples e existem muitas implicações, por isso a data está mantida.