Curso de Direito da Unicentro abre as portas para sua 1ª Semana Acadêmica

A 1ª Semana Acadêmica de Direito da Unicentro iniciou nesta segunda-feira (9), com a palestra intitulada “Contra o Ativismo: Mecanismos institucionais de Prevenção e Correção de Decisões Ativistas”, ministrada pelo procurador da República, André Borges Uliano.

Durante a semana, as palestras e oficinas têm o intuito de proporcionar uma abordagem interdisciplinar entre os palestrantes e acadêmicos, a respeito do Ativismo Judicial. Além de ser um tema popular, o assunto também envolve diversas áreas do pensamento jurídico, incluindo o direito penal, providencial, trabalhista e condicional, como também, os campos da filosofia, política e análise da lei. Toda essa junção, segundo Bruno Zampier, coordenador do evento e professor das disciplinas de Direito Penal e Filosofia do Direito, mostra ao discente como o estudo do Direito é complexo.

“Essa semana se torna um complemento e aprofundamento na carreira acadêmica e profissional do discente”, conta o professor Bruno Zampier

Ainda de acordo com o professor, eventos como a Semana Acadêmica, ajudam os alunos a terem contato com outros profissionais e professores de diferentes cargos, o que contribui no processo de aprendizagem. “Essa semana se torna um complemento e aprofundamento na carreira acadêmica e profissional do discente, já que possibilita uma abordagem mais ampla a respeito do tema, diferentemente de como seria debatido dentro da sala de aula”, relata.

Mesmo no início, a Semana Acadêmica é uma forma dos estudantes de Direito expandirem o conhecimento e a reflexão sobre o curso, antes de partirem para a prática. Juliano Oliveira, acadêmico do 1º ano, está bastante empolgado para a sua primeira semana acadêmica. “Eu não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas sei que é um tema bastante atual, recente. Por isso estou com muita expectativa para realmente entender do que se trata”, diz o estudante.

Programação completa:

DIA 10 DE OUTUBRO

DAS 9H ÀS 11H30

Oficina: Tema – “Ativismo Judicial nos Tribunais Superiores”

Palestrantes: Mirian Caldas (coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Unigrairacá) , Bruno Zampier (docente do Departamento de Direito da Unicentro)

DIA 11 DE OUTUBRO

DAS 9H ÀS 10H15

Palestra: Tema – “Entre Antígona e Críton: A Questão da (Des)Obediência às Leis Injustas e a Sua Problematização na Filosofia do Direito”

Palestrante: Thiago Magalhães – Fac. São Basílio Magno e Universidade Católica de Santa Catarina

10H15 ÀS 10H30 – Intervalo

10H30 ÀS 12H

Palestra de encerramento: Tema – “Ativismo Judicial e Juristocracia”