Unicentro é parceira na realização da 1ª Semana de Conscientização da Causa Animal

A 1ª Semana de Conscientização da Causa Animal teve início na última segunda-feira (2) com o intuito de informar a população sobre os cuidados com os animais, enfatizando a vacinação, castração e bem-estar. A iniciativa da Câmara Municipal de Guarapuava, em parceria com as universidades, promove a temática para a conscientização da comunidade.

As ações iniciaram com uma palestra na Câmara de Vereadores de Guarapuava, ministrada pelo professor do Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro, Adriano Carrasco. O docente destacou a importância de cuidar dos animais de rua, não só por eles, mas também para evitar a propagação de doenças que afetam a sociedade, como a raiva, esporotricose, entre outras. Adriano também detalhou que não apenas as doenças causam problemas para a sociedade, mas a superpopulação de animais pode resultar em acidentes de trânsito e outros riscos. “É importante essa abertura com a Câmara Municipal para auxiliar a cidade, trazendo a universidade para prestar serviço à comunidade. Essas ações são essenciais principalmente para as pessoas entenderem e reconhecerem a importância da universidade para a sociedade”, afirmou Adriano. A palestra prosseguiu com falas da professora Moana França, do Centro Universitário Campo Real e de representantes da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a semana, as atividades continuaram com exposições na 3ª Jornada Educatech, realizada no Centro de Eventos Cidade dos Lagos; no Câmpus Santa Cruz da Unicentro e no Centro Tecnológico da Campo Real. Para encerrar a semana, uma feira de adoção de animais será realizada pelo Canil Municipal neste domingo, no Parque das Araucárias, das 13h30 às 17h30.

A Semana de Conscientização da Causa Animal será realizada anualmente, instituída pela Lei Municipal 3427, de autoria da vereadora Beatriz Aparecida Neves. A vereadora explica que a lei foi uma forma de ampliar o debate sobre o tema. “Muitas pessoas não têm acesso à informação sobre os benefícios da castração e da vacinação dos animais, por exemplo. O mesmo ocorre com relação aos maus-tratos, que muitos imaginam ser apenas a agressão ao animal, mas não fazem ideia de que deixar amarrado no sol, deixar a casinha no sol, não trocar a água, isso são maus-tratos também, conforme a Lei de Crimes Ambientais. Portanto, a importância consiste justamente em informar e conscientizar a população sobre os cuidados que devemos tomar, inclusive para a redução da população animal nas ruas, que pode ser resolvida com a castração”, disse Beatriz.

Ela também aproveitou para agradecer a participação das universidades. “A parceria com a Unicentro e a Campo Real foi fundamental para que pudéssemos desenvolver esta semana. O trabalho desenvolvido pelo professor Adriano junto ao Cevet (Clínica Escola de Medicina Veterinária da Unicentro) e o trabalho da professora Moana, juntamente com seus estudantes, foram os pilares desta semana”.