Acadêmicos e professores da Unicentro integram Operação Rondon Paraná 2023

A Operação Rondon Paraná é um programa de extensão e pesquisa desenvolvido em diversas regiões do estado. A iniciativa do Governo do Paraná, idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), prevê a atuação da comunidade acadêmica de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em uma série de atividades de extensão universitária com foco em cidadania, cultura e solidariedade. A edição do Rondon Paraná deste ano vai acontecer de 11 a 21 de outubro, nos municípios de Antonina, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Rio Branco do Sul.

A Operação Rondon tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade. Professores e alunos desenvolverão atividades com comunidades em condições de vulnerabilidade propondo soluções sustentáveis para inclusão social.

De acordo com uma das coordenadoras da Operação Rondon Paraná 2023, professora Cintia Raquel Bim, o projeto é importante para as carreiras docente e discente, por ser uma operação que oportuniza o desenvolvimento das comunidades, pensando no bem estar e qualidade de vida dos indivíduos. “A Operação Rondon possibilita ao estudante uma integração conjunta de acadêmicos da Unicentro, alunos de outras instituições e com a comunidade. Portanto, o discente não terá apenas uma formação técnica, mas também humana”, relata a docente do Departamento de Fisioterapia da Unicentro.

Em cada município, as atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas instituições estaduais de ensino superior. A Unicentro irá atuar nas cidades de Morretes e Pontal do Paraná. Ao todo, 20 acadêmicos estão divididos em dois conjuntos que irão acompanhar a operação e serão responsáveis por, pelo menos, uma oficina ou palestra. Segundo o professor Sérgio Kulak, do Departamento de Comunicação Social, os alunos e docentes irão trabalhar nas seguintes áreas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. “São atividades que se diversificam em várias frentes. Sobretudo, a educação ambiental, cultura, literatura e o empreendedorismo são os pontos que possuem mais foco”, conta Sérgio.

A Operação Rondon Paraná 2023 viabiliza o trabalho voluntário de professores, agentes e estudantes universitários, possibilitando conhecerem de perto a realidade paranaense e sentir os anseios da população. Ana Carla Piasecki da Costa, acadêmica de Fisioterapia, espera poder participar ativamente das ações propostas por todos os membros da equipe, ao exercer um trabalho que de fato ajude as pessoas da comunidade. “Que os projetos desenvolvidos por mim possam repercutir na vida dos moradores e podendo tirar todas as ações fora do papel. Mal posso esperar para finalmente por tudo em prática”, conta.

Os graduandos construíram expectativas e esperam transformar vidas de outrem e a própria. “Uma delas, que tenho certeza que vai se concretizar, é que estamos indo até Morretes e Pontal do Paraná, para repassar o nosso conhecimento. Mas eu tenho certeza que eles irão retribuir, muito mais do que nós proporcionamos a eles. Então, eu irei sair de lá com muito mais aprendizado do que quando eu cheguei”, comenta Ana Caroline Aguiar Schultz, acadêmica de Engenharia Florestal.

A Operação Rondon Paraná 2023 é um modelo que prioriza a execução de ações que proporcionem benefícios duradouros para as comunidades envolvidas. Saulo Semann, graduando do curso de Letras – Português, expressa poder servir verdadeiramente, tanto com a experiência pessoal dos anos de vida, quanto com a possibilidade de proporcionar novas perspectivas e horizontes aos membros da comunidade. “Tenho expectativas de ser uma pessoa útil, podendo contribuir e vivenciar intensamente cada oportunidade desvelada ao longo da experiência”, disse Semann.