“Ética na profissão contábil” é tema de evento no Câmpus Avançado de Prudentópolis

Um evento alusivo ao Dia do Contador marcou o início de mais um semestre letivo do curso de Ciências Contábeis no Câmpus Avançado de Prudentópolis. Na última segunda-feira (2), os estudantes acompanharam uma palestra e mesa-redonda com o tema “Ética na profissão contábil”.

O evento iniciou com a palestra da contadora e delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Cristina Parteka. Em sua fala, ela apresentou alguns exemplos de práticas antiéticas da profissão e a importância de uma conduta profissional adequada. “É um assunto que está um pouco esquecido na classe contábil e que é de extrema relevância. Busquei destacar principalmente a nossa responsabilidade enquanto profissional em relação a aplicabilidade do Código de Ética”, comenta.

Programação alusiva ao Dia do Contador contou com palestra e mesa-redonda (Foto: Coorc).

Além de Cristina, outros dois profissionais participaram da mesa-redonda. Eduardo Clazer e Jaime Kulitch também compartilharam suas experiências e trajetórias na profissão. Segundo a coordenadora pedagógica de Ciências Contábeis em Prudentópolis, professora Ana Léa Macohon, todos os palestrantes convidados são egressos do curso e trouxeram vivências distintas da área de atuação.

“O convite aos egressos foi feito justamente para que eles possam conversar e interagir com os alunos. Eles estão trazendo essa experiência do dia a dia da profissão – seja no setor financeiro, nas organizações contábeis ou no setor público – e de que modo a temática da ética permeia suas atividades”, destaca.

Toda a programação foi organizada com o apoio dos acadêmicos, em conjunto com o Departamento de Ciências Contábeis de Irati e o projeto de extensão “Sua Solidariedade Também Contagia”. Para Everton dos Santos, acadêmico do 2º ano, a experiência com a organização do evento foi enriquecedora. “Foi um evento que os alunos abraçaram, todos se empenharam, fomos atrás de patrocínio, um trabalho coletivo mesmo. E o tema da ética é algo que deve sempre acompanhar o contador, tem que estar sempre o mais claro possível para poder conseguir os resultados esperados”, finaliza o acadêmico.